Memória Titulo Memória
Alô, São Bernardo: que dia é hoje?

No passado, o 30 de novembro era uma data muito cultuada em São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


No passado, o 30 de novembro era uma data muito cultuada em São Bernardo. Pois foi neste dia, em 1944, que o município recuperou a sua autonomia, separando-se de Santo André e levando consigo os espaços grandiosos dos atuais distritos de Riacho Grande e Diadema. Uma pena ter perdido toda a área entre o Córrego Taioca e o espigão de Vila Gilda, que lhe pertencia mesmo quando permaneceu rebaixado a mero distrito.

Sempre que o 30 de novembro chegava, o povo se aglomerava na Praça Lauro Gomes, em torno do busto de Wallace Simonsen, o líder autonomista. A Corporação Musical Carlos Gomes tocava. Políticos discursavam. Distribuíam-se bandeirolas. Seguia-se até a matriz para uma missa comemorativa.

Mais recentemente organizavam-se exposições de fotografias, para lembrar aqueles tempos em que fervia a rivalidade regional com Santo André. Hoje todas as lideranças de 44 partiram. São Bernardo se agigantou. Datas como esta costumam ser lembradas muito timidamente, quando o são.

Não temos lideranças como a do amigo Mario Porfírio Rodrigues, que agitam literalmente São Caetano para que o 24 de outubro não seja esquecido – aquele dia foi o do plebiscito e da maioridade da cidade vizinha.

Lembremos às autoridades constituídas: ano que vem a emancipação de São Bernardo completará 70 anos. Que uma grande festa seja organizada para lembrar a data. Por que não com a edição de um livro comemorativo? De um CD com as vozes dos autonomistas? De um enorme museu de rua?

UMA DATA

Quem acompanhou de perto o movimento autonomista de São Bernardo foi dona Myrths Setti Braga, que aniversaria hoje. Ela é a dama de São Bernardo. E quantas histórias tem a contar...

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo. Há 33 anos morria o compositor Cartola. Pouco antes ele esteve na Rádio Eldorado. Deixou um depoimento inédito, agora recuperado. Maria Calas, uma das melhores vozes líricas de todos os tempos. Na história do rádio, Marlene e Emilinha Borba. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Nos estúdios, ao vivo, Terezinha de Jesus Sardano (presidente) e Miguel de Jesus Sardano, ambos da Instituição Amélia Rodrigues. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio dia.

Everest FM, comunitária (87,5) – Programa Classe M. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, São Caetano e São Paulo. Ao vivo: www.everestfm.com.br .

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: compositor, pianista e bandleader inglês Ray Noble à frente de sua orquestra. E mais: Bertice Reading e Eddie Fisher; amanhã: a música do compositor Jerome Kern, interpretada por destacados cantores. Autor do célebre Ol’Man River , escreveu para musicais da Broadway e películas cinematográficas rodadas em Hollywood. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A história do Patativa do Assaré (Antonio Gonçalves da Silva), poeta popular, cantor, improvisador, compositor. Morreu em julho de 2002 em Assaré, onde havia nascido em 1919. Essa entrevista, longa, ele deu ao programa Quebradas do Sertão, da Bandeirantes, na década de 1980, aos irmãos Expedito e Amorim Filho. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de novembro de 1983 – Ano 26, nº 5378

Manchete – Cai o presidente do BNH (Banco Nacional de Habitação), José Lopes Oliveira; Nélson da Matta assume

São Bernardo – Sacolão começará a funcionar no dia 10.

Entrevista – Trens são sucata na região, declara Walter Braido, prefeito de São Caetano.

Editorial – Mini-reforma tributária é superficial

Artes – Campanha ‘Vá ao Teatro’ começa em São Paulo.

Polícia – PMs prendem dois assaltantes em flagrante em Mauá.

EM 30 DE NOVEMBRO DE...

1938 – Sede do município de São Bernardo transferida para Santo André. A antiga sede, na Vila de São Bernardo, é rebaixada a simples distrito.

1944 – Distrito de São Bernardo recupera a autonomia. O Grande ABC passa a ter dois municípios independentes: Santo André e São Bernardo.

1953 – Orquestra Sinfônica de Santo André faz sua primeira apresentação pública. Local: Cine-Teatro Carlos Gomes, sob a regência do maestro Leonid Urbenin.

1988 – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU – inicia a implantação do Sistema de Ônibus Metropolitano, com a distribuição de senhas para o transporte grátis entre São Matheus e São Bernardo. Estava nascendo o sistema trólebus no Grande ABC – há 25 anos...

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Celebram aniversário hoje: Adolfo, Álvares Machado, Cosmópolis, Echaporã, Elias Fausto, Franco da Rocha, Guaraci, Guarantã, Guapiaçu, Herculândia, Ibirarema, Irapuã, Lutécia, Manduri, Miracatu, Oriente, Paulo de Faria, Quintana, Registro e Sales Oliveira.

HOJE

- Dia Mundial contra Pena de Morte

- Dia do Estatuto da Terra

- Dia da Reforma Agrária

- Dia do Teólogo

- Dia do Síndico

SANTOS DO DIA

- André. Um dos 12 apóstolos de Cristo. O primeiro a ser discípulo de Jesus.

- José Marchand

- Justina

- Maura

- Troiano

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Antonio Moreira da Silva, 87. Natural de Nova Granada (SP). Dia 25. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Francisco Jurandy Belvedere, 74. Natural de São Paulo (SP). Dia 23. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Mayones Fernandes da Silva, 68. Natural de Cataguases (MG)., Dia 24. Memorial Phoenix.

João Nunes Costa, 61. Natural de Urandi (BA). Dia 23. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Vila Pires.

José Roberto Borelli, 58. Natural de Santo André. Dia 23. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Leocádio Arvelino da Silva, 51. Natural de Maringá (SP). Dia 21. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Marcelo Lessa Gonçalves, 49. Natural de Santo André. Dia 25. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

SÃO BERNARDO

Edward de Moura, 73. Natural de Tiete (SP). Dia 25. Jardim da Colina.

Jair Antonio de Barros, 69. Natural de Itu. Ontem (29), em Diadema. Jardim da Colina.

Carlos Vicente Marson Junior, 22. Natural de São Bernardo. Dia 27. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

César Stefano Espolador, 96. Natural de Mococa (SP). Dia 18. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Maria Valentina, 97. Natural de Barra Longa (MG). Dia 28. Vale da Paz.

MAUÁ

Jorge Lima da Silva, 74. Natural de Bodocó (PE). Dia 19. Cemitério Santa Lídia.

Josefa Soares do Carmo Leite, 64. Natural de Tiunfo (PB). Dia 24. Vale dos Pinheirais.

José Rosa da Silva, 47. Natural de Queiroz (SP). Ontem. Cemitério Santa Lídia.

Ledir Bastos Damaceno, 25. Natural de São Caetano. Dia 21. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES

Maura Nunes dos Santos, 83. Natural de Urandi (BA). Dia 24. Cemitério de Vila Formosa, Capital.

Maria de Lurdes Peixoto, 79. Natural de Paraibuna (SP). Dia 26. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;