Esportes Titulo
Santos goleia o Fluminense e consolida o 3º lugar
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
19/07/2003 | 18:52
Compartilhar notícia


Desfalcado e jogando num gramado visivelmente adverso, o Santos venceu o Fluminense por 4 a 1, neste sábado à tarde, no estádio Giulite Coutinho (Edson Passos-RJ), e consolidou a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. O atual campeão soma 37 pontos, mas tem a vantagem de ter uma partida a menos que São Paulo (38) e Cruzeiro (40), que voltam a jogar neste domingo. O tricolor carioca, derrotado pela quarta vez consecutiva no Brasileirão, segue estacionado nos 22 pontos e deve desabar na tabela ao final da 20ª rodada.

Na estréia extra-oficial do técnico Joel Santana no comando do Fluminense, quem brilhou foi a nova geração santista. Nem os sete desfalques do time praiano (Diego, Robinho, Paulo Almeida, Alex, Fábio Costa, Fabiano e Reginaldo Araújo) impediram uma vitória sossegada sobre o fragilizado Fluminense. Nem a volta de Romário, recuperado de uma contusão no joelho, embalou o tricolor. Ele até balançou a rede, mas os visitantes marcaram quatro vezes (Elano, Ricardo Oilveira, Nenê e Jerri).

O técnico Emerson Leão provou que as reclamações com o gramado do Giulite Coutinho – casa do América – não foram à toa. Além da pouca grama e dos muitos buracos (cobertos com areia), até as linhas demarcatórias do campo estavam ruins. Vale lembrar que o Fluminense trocou o Maracanã por Edson Passos para cortar despesas. Para piorar o cenário do jogo para o Santos, o zagueiro Pereira passou mal no aquecimento e quase obrigou Leão a queimar uma substituição antes mesmo do apito inicial.

O domínio santista apareceu desde o começo da partida. O time visitante tinha o domínio da posse de bola e praticamente não deixava o Flu jogar. Logo aos 5 minutos, Elano exigiu os reflexos do goleiro Kléber com um belo chute de fora da área. Renato ainda perdeu uma chance de ouro para marcar, mas cabeceou em cima do arqueiro tricolor. A pressão acordou o Fluminense e duas boas chances de gol foram criadas. Aos 18, Romário tabelou dentro da área e chutou rente à trave de Júlio Sérgio. Aos 24, o zagueiro César apareceu livre na pequena área após cobrança de falta e conseguiu tocar por cima do gol santista.

Mas o maior volume de jogo do Santos não demorou a ser traduzido em gol. Aos 36, Elano tabelou com Renato e recebeu a bola à meia altura dentro da área. O camisa 11 pegou de primeira e marcou um golaço, sem chance de defesa para Kléber. O Flu reagiu rápido e conseguiu empatar três minutos mais tarde. O volante Alexandre, que marcava Romário, escorregou na entrada da área e deixou o Baixinho receber livre um passe de Josafá. O camisa 11 tocou com tranqüilidade na saída de Júlio Sérgio e deixou tudo igual.

Leão sacou Alexandre logo após a falha e colocou o meia Jerri, tirado do time titular para dar vaga ao volante Daniel. Mais ofensivo e imensamente superior, o Santos retomou a vantagem ainda antes do intervalo. O zagueiro César errou na saída de bola e favoreceu o atacante Nenê, que disparou pela esquerda e soltou um petardo cruzado na saída de Kléber. Santos 2 a 1.

O segundo tempo foi ainda mais franco. O técnico Joel Santana trocou o volante Marciel pelo atacante Joãozinho, lançando o Fluminense ao ataque em busca do empate. Aos 12, Jonathan cruzou na área e Josafá cabeceou com perigo, assustando Júlio Sérgio. Mas quem balançou a rede foi o Santos. Aos 18, Léo invadiu a área na velocidade e foi derrubado pelo goleiro Kléber. O lateral santista tocou para o gol mesmo caído, mas o juiz sergipano Antônio Hora Filho apontou pênalti. Melhor para Ricardo Oliveira, que cobrou com categoria e ampliou para 3 a 1.

A situação ficou ainda pior para o Fluminense. A disposição ofensiva do time da casa murchou e o Santos teve ainda mais tranqüilidade. O final morno de jogo teve duas expulsões: Josafá levou vermelho por tentar simular um pênalti e o santista Daniel foi punido por uma falta violenta. Mas o meia Jerri fechou a vitória com chave de ouro, aos 46. Ele recebeu na entrada da área e tocou com categoria para o gol, encobrindo Kléber: 4 a 1.

O Santos volta a jogar na quarta-feira (21h40), contra o lanterna Goiás, na Vila Belmiro. O Fluminense joga na quinta-feira, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;