Esportes Titulo
Eliminatórias Sul-Americanas se despedem de 2007 com 'clássicos'
Da AFP
15/11/2007 | 16:20
Compartilhar notícia


Com duas rodadas para o final do ano, as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do mundo de 2010, na África do Sul, se despedem de 2007 com a certeza de que será muito difícil que Argentina e Brasil percam sua condição de líderes.

Passadas duas rodadas das eliminatórias regionais, que concedem quatro vagas diretas e a possibilidade de uma repescagem, a seleção argentina lidera com 6 (seis) pontos, seguida de Brasil (4), Paraguai (4), Uruguai (3), Chile (3), Venezuela (3), Colômbia (2), Peru (1), Bolívia (1) e Equador (0).

Na terceira rodada, no sábado, argentinos e bolivianos se enfrentarão no estádio Monumental de Buenos Aires, enquanto que no El Campín jogarão Colômbia e Venezuela e no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Paraguai receberá o Equador. No domingo, completando a rodada, Uruguai e Chile jogarão no estádio Centenário de Montevidéu, e em Lima, o Peru enfrenta o Brasil.

Argentina e Bolívia travarão um duelo que tem tudo para ser desigual entre o primeiro e o penúltimo, entre um conjunto cheio de astros e outro que tem muita dificuldade em obter pontos fora de casa a 3,6 mil metros de altitude.

Messi e companhia têm diante de si terreno fértil para conseguir os três pontos sobre uma equipe que, na estréia, foi goleada por 5 a 0 pelo Uruguai em Montevidéu, e que empatou em casa sem gols com a Colômbia.

No Defensores del Chaco, o Paraguai tentará se consolidar na segunda colocação ao receber o Equador, que perdeu de 1 a 0 para a Venezuela em Quito e foi goleado por 5-0 pelos brasileiros no Rio de Janeiro. O selecionado guarani, dirigido pelo argentino, Gerardo 'Tata' Martino, começou as eliminatórias com um empate sem gols com o Peru em Lima e uma vitória sobre o Uruguai por 1-0 em Assunção.

Também no sábado, a Colômbia tentará frente à Venezuela seus primeiros três pontos, depois de dois empates sem gols contra Brasil e Bolívia. A seleção venezuelana surpreendeu na estréia vencendo o Equador, mas depois não teve chences contra a seleção argentina e perdeu por 2 a 0.

No domingo, o Uruguai receberá o Chile, em um choque entre duas seleções que almejam voltar à elite mundial. Os celestes, ausentes da Copa da Alemanha, em 2006, não contarão com o atacante Diego Forlán (Atlético de Madrid, Espanha) e com o volante Pablo García (Murcia, Espanha), ambos lesionados. A seleção chilena, que não participa de um mundial desde a França, em 1998, conta com a meticulosidade de seu técnico, o argentino Marcelo Bielsa, e com 80 vídeos sobre o rival.

A terceira rodada será encerrada com o jogo Peru-Brasil. Um duelo entre forças desiguais. Os peruanos têm apenas um ponto e vêem o futuro com incerteza, devido aos problemas da Associação Peruana de Futebol, que está sob intervenção do governo.

Na próxima terça-feira será realizada a quarta rodada, a última do ano, com dois jogos: Venezuela-Bolívia em San Cristóbal e Colômbia-Argentina em Bogotá. Colombianos e argentinos protagonizarão uma partida que se tornou um clássico do futebol sul-americano a partir das eliminatórias para os Estados Unidos-1994 quando a Colômbia humilhou a Argentina em Buenos Aires por 5 a 0.

Na quarta-feira a rodada será concluída com o choque Equador e Peru em Quito, com um confronto que tem tudo para ser muito disputado entre Chile e Paraguai, em Santiago, e com um dos clássicos com mais história no futebol mundial, Brasil e Uruguai, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;