Memória Titulo
O nosso primeiro álbum de figurinhas

Oferecemos a coluna de hoje ao saudoso Ary de Paula Batista, de Rudge Ramos.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Oferecemos a coluna de hoje ao saudoso Ary de Paula Batista, de Rudge Ramos. Ele colecionou e guardou o primeiro álbum de figurinhas de futebol do Grande ABC.

* * *

O álbum não tem data. Provavelmente foi lançado antes de 1955. Está quase completo: faltam duas figurinhas. São 30 equipes retratadas: 15 de Santo André, 10 de São Caetano, três de São Bernardo e duas de São Paulo. Com algumas curiosidades:

1 - As duas equipes de São Paulo - Associação Vila Alpina e EC Vila Bela - eram filiadas à Liga de São Caetano.

2 - Vila Prosperidade, com duas equipes - União Jabaquara FC e Vila Prosperidade FC - ainda fazia parte do Município de Santo André.

3 - Naquele tempo o "ABC" estava nascendo. Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra eram ainda distritos.

O álbum foi lançado por uma editora de São Caetano chamada Morcilo & Bisquolo, nossa velha conhecida em razão de um outro álbum, que julgávamos ter sido o primeiro e que circulou na segunda metade da década de 1950. Agora, a surpresa deste álbum original e cromos coloridos.

Como falamos na introdução, o álbum pertenceu a Ary de Paula Batista, um dos jogadores com figurinha na escalação do Meninos FC. Ary já partiu. Sua esposa conservou o álbum e o cunhado de Ary, Angelim Bitolo - que também está no álbum - trouxe esta preciosidade ao jornal, guiado pelo nosso colaborador Norberto Nicoletti. Um terceiro jogador do Meninos bem conhecido é o Sérgio Lorenzoni, ex-vereador de São Bernardo e que concorda com a data desse álbum, anterior a 1955.

Cabelos curtos, bem penteados, os jogadores das 30 equipes aparecem quase todos sérios nas figurinhas. Uns poucos usam boinas, comuns no futebol dos anos anteriores e que estavam caindo de moda. E em cada página, três figurinhas carimbadas, o nome do time e a sua data da fundação.

Claro, vamos publicar as 30 páginas, na data do aniversário de cada equipe, a maioria das quais com atividades encerradas e que, ao seu tempo, ajudaram a escrever a história do nosso futebol e do nosso Grande ABC. t ALMANAQUE

Theophilo Cardoso

Nascimento: Bragança Paulista (SP), 17-3-1918.

Vereador: 1956 a 1959 - renunciou em 30-11-1959.

Partido: PSP

Funcionário municipal. Admitido pelo prefeito Antonio Flaquer (1948-51), atuou como fiscal de obras e aposentou-se em 1977 como almoxarife. Chegou a Santo André em 1949.

Fonte: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 17 de março de 1979

Primeira Página - Murilo (Macedo, ministro do Trabalho) pede sindicância para greve. Os presidentes dos Sindicatos dos Metalúrgicos decidem manter a paralisação. Quatro sindicalistas - José Cicote, Pereira de Menezes, José Timoteo e Moacyr - são presos em frente da Pirelli.

EM 17 DE MARÇO DE...

1949 - Fundado o Hospital São Bernardo, instalado no casarão da família Setti.

SANTOS DO DIA

José de Arimatéia, Patrício (padroeiro dos pastores) e Paulo de Constantinopla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;