Cena Política Titulo
Desemprego à vista

A famigerada crise econômica mundial, que aproximou o fantasma do desemprego para milhares de trabalhadores do Grande ABC

Do Diário do Grande ABC
17/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A famigerada crise econômica mundial, que aproximou o fantasma do desemprego para milhares de trabalhadores do Grande ABC - principalmente no setor aumotivo - parece ter atingido outros alvos até então considerados estáveis, como o funcionalismo público.

Os governos municipais da região nem bem chegaram à emblemática marca de 100 dias e já têm muita gente balançando em seus cargos. Nesse caso, as possíveis demissões não estão diretamente relacionadas à ‘marolinha', como diz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a clássica necessidade de acomodação de aliados dentro das administrações.

Se tem integrantes de partidos aliados, especialmente das prefeituras em que houve troca de comando, que chegaram próximos aos gabinetes dos chefes de Executivo, sem o menor pudor de disfarçar o poder recém-conquistado, hoje a situação já não parece tão confortável. Principalmente por conta de partidos que agora reivindicam o comando da máquina.

Já há quem faça aposta de secretários que não irão abrir os ovos de Páscoa nas atuais funções. É esperar para ver.

Bastidores

Novas vagas

A Câmara de São Caetano vota hoje dois projetos de lei do Executivo que propõem a criação de 86 cargos nas áreas de Saúde e Educação. A primeira propositura da Ordem do Dia prevê o estabelecimento da Divisão de Formação Profissional, que fará parte do Centro de Formação Profissional, cujo objetivo é a capacitação de professores. Serão 26 cargos de livre nomeação do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), entre chefes de setor e assessores técnicos, e sete vagas (dois agentes de serviços, dois digitadores e três serventes provedores) que serão preenchidas por concurso público. A segunda matéria que será apreciada pelos 12 vereadores será a criação da Divisão de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica. Para o funcionamento do setor serão necessárias a contratação de 10 comissionados, entre chefes e assessores, além de 43 postos (25 auxiliares de farmácia 16 almoxarifes e dois motoristas) por seleção pública.

Dois filhos

Tomara que o filme do vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), não siga os mesmos passos do presidente Lula. A trupe, que faz questão de frisar que não se trata de filme político (então o que é?), usa e abusa dos espaços públicos, sem pedir licença e decretando feriado por onde passa, como se a Prefeitura fosse o fundo do quintal da casa deles. Para se ter uma ideia, em plena Quarta-Feira de Cinzas, o titular da Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania), Ricardo Beltrão, ex-Prefeitura de Santo André, fechou as portas da secretaria para funcionários e para o público por conta da gravação de mais um capítulo do filme do presidente. Simplesmente não houve expediente, sem nenhum aviso prévio, em desrespeito à população. Vale ressaltar que o volume de pessoas que circulam diariamente pela Sedesc passa de 1.000 moradores... Ali, existem vários programas sociais, inclusive abriga a sede do CRI (Centro de Referência do Idoso), que reúne milhares de idosos em busca das atividades oferecidas.

 Melhores amigos

Chamou a atenção a troca de gentilezas entre governistas e oposicionistas durante a eleição da mesa diretora da Assembleia, no domingo. Lá, os partidos não têm o menor pudor de realizar uma composição para que todos possam reinar. Exemplo disso foi a harmonia entre os deputados estaduais do PT e de partidos que compõem a base aliada do governador José Serra (PSDB). Houve até discurso de parlamentar da situação rasgando elogios à petista Ana do Carmo (São Bernardo), eleita 4ª secretária da Casa de Leis estadual. Mas manter essa pose não é fácil para todos. Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) providencialmente estava fora do plenário na hora da votação da petista. Tudo para não carregar essa marca para o futuro...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;