Economia Titulo
Primeiro Emprego qualifica 3.000 jovens
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
23/12/2007 | 07:37
Compartilhar notícia


O balanço de fim de ano apontou um saldo positivo para o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego do Grande ABC. Em 2006, o projeto destinado para jovens com idades entre 16 e 24 anos qualificou 1.826 alunos. Em 2007, o índice foi de 3.000 jovens, um aumento de 64% em um ano.

O levantamento de quantos adolescentes foram inseridos no mercado de trabalho este ano ainda não foi fechado, mas a estimativa é de que o índice seja de 83%, o mesmo que em 2006.

Em 2007, a cidade que mais capacitou jovens foi São Bernardo, com 1.025. Em seguida vem Santo André, com 750 participantes. Diadema capacitou 500 jovens e Mauá 450. Já Ribeirão Pires formou 125 jovens, São Caetano, 100 e Rio Grande da Serra, 50.

O programa é uma ação promovida pelo governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. A execução é feita pelos Consórcios Sociais da Juventude, constituídos por uma entidade conveniada ao ministério, e por ONGs, fundações e associações sem fins lucrativos. Atualmente, são 23 entidades.

O Consórcio da região, em 2004 e 2005, foi administrado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Em 2006, passou a ser administrado pela Coopervolks, em Santo André.

“A idéia é dar uma oportunidade para os jovens de baixa renda enriquecer o currículo, para que possam competir no mercado de trabalho”, conta o coordenador geral do Consórcio, Teodoro Brasilio de Lima.

Os alunos têm aulas de qualificação básica, como português, matemática e inclusão digital, além da específica, onde o jovem opta por um dos 86 cursos disponíveis no município em que mora, somando um total de 400 horas/aula.

Para participar é preciso que o jovem seja membro de família com renda mensal per capita de até meio salário mínimo e que esteja matriculado no ensino fundamental ou médio, cursos, ou ainda que tenha concluído o curso médio.

As inscrições acontecem geralmente no segundo semestre, período em que o Consórcio fecha acordo com as entidades parceiras.

Parceria - A Coopervolks tem contado com a ajuda da Central de Estágio da Gelre Consultoria de Recursos Humanos para orientar os jovens desde como elaborar um currículo até como se portar em uma entrevista de trabalho.

“Não basta estudar temas relacionados à área de atuação, é preciso se destacar como pessoa”, completou Rossano Lippi, diretor da central.

Serviço – as inscrições podem ser feitas nos centros públicos. Para saber o período de inscrição, acesse: www.abcdajuventude.com.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;