Política Titulo
Investimento em universidade tem retorno garantido, diz Lula
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
28/09/2007 | 14:20
Compartilhar notícia


Depois de visitar nesta sexta-feira obras da UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que investir no ensino superior é um bom negócio, com retorno garantido. Segundo ele, faltam profissionais qualificados no país porque os governantes anteriores não priorizaram a área.

“Cada centavo que a gente investir na educação hoje, a gente vai arrecadar seis vezes mais quatro anos depois, quando o aluno estiver formado. A gente vai arrecadar muito mais”, afirmou. “Agora que a economia brasileira começou a crescer a gente está sentindo falta de mão-de-obra qualificada. Isso por que não se investiu há 10 anos”, completou.

As obras da Universidade Federal do ABC foram iniciadas em 2005 e devem ficar prontas em março de 2009. Com capacidade de receber cerca de 11 mil alunos, a UFABC foi criada dentro do Sistema Federal de Ensino Superior e integra o projeto de expansão universitária do governo federal. De acordo com informações divulgadas pela Presidência da República, o governo investirá R$ 96,7 milhões na construção de seis prédios em um terreno doado pela Prefeitura de Santo André.

Durante visita à universidade, Lula criticou ainda as faculdades com baixo desempenho. “O diploma só tem sentido se junto vier o conhecimento. O canudo pelo canudo não vale nada, porque já temos experiência de que algumas faculdades no Brasil formam pessimamente as pessoas”, afirmou.

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta semana que 89 cursos de direito do país terão de dar explicações por terem obtido resultados insatisfatórios no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e no Exame Nacional de OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

As faculdades serão notificadas e terão dez dias para explicar o baixo desempenho dos alunos e dizer como pretendem melhorar o ensino. O MEC avaliará cada caso e tomará as medidas cabíveis.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;