Setecidades Titulo Vestibular
União oficializa FMABC como centro universitário

Além de passar a contar com a figura de reitor ao invés de diretor, instituição de Sto.André ganha autonomia para iniciar expansão

Natália Fernadjes
Do Diário do Grande ABC
13/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O MEC (Ministério da Educação) oficializou, ontem, a transformação da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), localizada na Vila Príncipe de Gales, em Santo André, no Centro Universitário Saúde ABC. A mudança de nomenclatura, publicada ontem no Diário Oficial da União, tem validade de cinco anos, período em que deverá ser feito pedido de recredenciamento.

Entre as principais vantagens da mudança está autonomia universitária, já que a partir de agora a FMABC – criada há 49 anos – não precisa mais de aprovação prévia do MEC para a abertura de novos cursos. Além disso, como faculdade, a instituição de Ensino Superior só podia ensinar na cidade em que está constituída. A partir de agora, será possível manter novos campi em outros municípios.

Na prática, a nova nomenclatura também significa mudança estrutural, tendo em vista que agora o espaço passará a contar com reitor – até então, David Uip tinha o cargo de diretor –, além de autorização para emitir diplomas – hoje chancelados pela USP (Universidade de São Paulo).

O resultado do processo de credenciamento, no qual conquistou nota máxima – em escala que vai de 1 a 5 –, foi divulgado em outubro do ano passado, três semanas após a visita de comissão de avaliação do MEC. O pedido, entretanto, foi realizado em 2015, após oito anos de preparação. O relatório do órgão federal considerou que “a FMABC possui forte tradição na área do ensino de saúde e sua infraestrutura e os serviços que oferece atendem de forma excelente os propósitos da instituição. Os cursos ofertados e as atividades de pesquisa e inserção social desenvolvidas na instituição estão fortemente ligados à rede pública de Saúde da região”.

O Ministério da Educação classifica as instituições de Ensino Superior em três categorias: faculdade, centro universitário e universidade. Na teoria, a faculdade é voltada àqueles indivíduos que buscam qualificação para o mercado de trabalho. Já a universidade deve contar com ensino, pesquisa e extensão, além de atuação junto à comunidade e exercer papel na formação de docentes.

Entre as promessas aguardadas para 2019 estão a abertura das graduações de Educação Física, Psicologia e Biomedicina. O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) prevê, ainda, graduações em Odontologia e Medicina Veterinária. Hoje, são nove os cursos ofertados: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Gestão de Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;