Política Titulo Secretariado
Auricchio resgata Regina Maura Zetone

Derrotada na eleição de 2012 em São Caetano,
ex-assessora especial comandará Saúde no governo

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
10/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB) anunciou ontem que reconduzirá a ex-prefeiturável Regina Maura Zetone (PSDB) ao Palácio da Cerâmica após quatro anos da derrota para o hoje chefe do Executivo, Paulo Pinheiro (PMDB). Ela voltará a comandar a Secretaria de Saúde, posto que ocupou na primeira gestão do tucano.

Auricchio também divulgou mais quatro nomes que integrarão seu governo: o contador Jefferson Cirne da Costa (PSDB), atual secretário de Finanças na prefeitura de Itatiba, no Interior, chefiará a Fazenda; o engenheiro e ex-vice-prefeito Iliomar Darronqui (PSD) assumirá Serviços Urbanos; advogado, Filinto de Almeida Teixeira (PTB) será titular da Pasta de Mobilidade Urbana; e o também advogado João Manoel da Costa Neto (PSDB) vai para Cultura.

Assim como na primeira leva de secretários que anunciou, no dia 2, Auricchio guardou os nomes a sete chaves. Mas a revelação da volta de Regina Maura pegou a classe política da cidade de surpresa, tendo em vista que o tucano prometeu não repetir quadros de suas primeiras gestões (2005-2008 e 2009-2012) e pelo fato de que a médica Adriana Berringer Sthepan, que integra a equipe de transição, era dada como certa para o posto. Regina Maura também havia anunciado que deixaria a vida pública. O Diário apurou que alguns políticos do grupo de Auricchio não digeriram bem o retorno de Regina e o anúncio desagradou colaboradores da campanha.

Antes mesmo de ser questionado pela imprensa sobre a volta de Regina Maura, Auricchio se antecipou e justificou a escolha. “Tenho o direito de errar até no ajuste das finanças (do governo), mas se tem um lugar que eu não posso me equivocar é na Saúde. Eu preciso dormir tranquilo e a Regina me dá essa tranquilidade. Então, antes de falarem que eu prometi não repetir secretários, (digo que) para toda regra há uma exceção”, argumentou o tucano.

Regina Maura também foi secretária de Saúde na última gestão de Luiz Tortorello (PTB, 2001-2004) e, em 2013, assumiu o setor por nove meses no governo do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB). Só ganhou notoriedade política depois que foi escolhida a dedo por Auricchio, na eleição de 2012, para tentar sucedê-lo no comando do Paço. Foi derrotada por Pinheiro. Antes do pleito, virou assessora especial do Paço.

Nove secretários já foram apresentados. Na semana passada, Auricchio confirmou Enio Moro Júnior (Obras), Erica Mateo Zygmunt (Assistência Social), Silvia de Campos (Planejamento) e Beto Vidoski (Esportes). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;