Política Titulo
BC nao é uma caixa preta, diz Malan
Por Do Diário do Grande ABC
10/05/1999 | 09:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, negou que o Banco Central, assim como empresas estatais, instituiçoes e poderes da República sejam uma caixa preta, como chegaram a afirmar alguns parlamentares que integram a CPI do Sistema Financeiro no Senado. "O que nao quer dizer que existe uma total e absoluta transparência em tempo real, on-line, sobre tudo que acontece em cada uma dessas empresas ou instituiçoes", observou o ministro.

"Eu acho que o importante aqui é a busca de transparência e de mecanismos conhecidos de todos", afirmou. Pedro Malan voltou a destacar que o grande papel da CPI será , além da investigaçao e encaminhamento das conclusoes ao Ministério Público e à Justiça Federal, a fase propositiva de mudanças, na legislaçao e nos procedimentos do BC para evitar operaçoes questionáveis.

"Estou confiante que chegaremos nessa fase", acrescentou o ministro, lembrando que o Banco Central já vem adotando medidas na direçao de evitar certos tipos de operaçoes. "Eu acho que a tendência claramente é essa e estou confiante na capacidade de um trabalho construtivo entre o Executivo e o Legislativo nessa área".

O ministro admitiu que a desvalorizaçao cambial nao foi feita nas circunstâncias ideais para evitar surpresas ao mercado e ajudas de última hora. "Nao foram as circunstâncias ideais; um planejamento cuidadoso e cauteloso que permitisse com grande antecipaçao decidir o melhor curso de açao e mapear todas as possíveis implicaçoes. Essa decisao foi tomada e a flutuaçao (cambial) foi forçada em circunstâncias peculiares, tanto na dimensao interna, de política interna e econômica, quanto na dimensao internacional", afirmou o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;