Economia Titulo
Bombril tenta a redução da alíquota de ICMS
Fabiana Cotrim
Do Diário do Grande ABC
09/11/2001 | 00:20
Compartilhar notícia


  A direção da Bombril, indústria de produtos de limpeza de São Bernardo, reuniu-se nesta quinta à noite com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Rui Altenfelder, e com o prefeito Maurício Soares, para tentar a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que hoje é de 18%. O objetivo é aumentar a competitividade da Bombril em relação à concorrente Arisco, que produz a lã de aço da marca Assolan.

Segundo Maurício, a empresa procurou a administração municipal, que negociou o encontro e as negociações com o governo. Após apresentar as propostas, que não foram reveladas, o governador deveria ainda ontem dar uma resposta à empresa, de acordo com o prefeito. A empresa, porém, segundo ele, não teria ameaçado deixar o município.

No ano passado, a Bombril havia acertado com o governo estadual o recolhimento do ICMS apenas no varejo. A Arisco recebe incentivos fiscais do Estado de Goiás e não recolhe ICMS. Por conta disso, a empresa de São Bernardo havia perdido nos últimos anos cerca de 15% de seus consumidores para a concorrente.

Para manter outra empresa em São Bernardo, a Elevadores Otis, também no ano passado, o governo estadual reduziu de 18% para 12% a alíquota de ICMS para o setor de elevadores. A indústria conseguiu a redução em 50% do Imposto sobre Serviço (ISS) por meio da Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;