Setecidades Titulo
Buraco em Sto.André provoca acidente e deixa 4 feridos
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
16/07/2005 | 07:50
Compartilhar notícia


Após desviar de um buraco de quase 2 metros de largura, um veículo Corsa cinza bateu violentamente em uma árvore, quinta-feira à noite, na avenida São Bernardo, na Vila Luzita, em Santo André. Os quatro ocupantes do veículo ficaram feridos e foram encaminhados para o pronto-socorro do Centro Hospitalar de Santo André. Testemunhas que estavam no local no momento do acidente afirmam que a colisão ocorreu porque o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) havia deixado o buraco aberto há vários dias, sem que tenha sido feita a sinalização adequada.

"O barulho que o acidente provocou foi estrondoso. Sabíamos que um dia aconteceria uma colisão como essa. O problema é que o poder público não faz nada para resolver o problema. O acidente acorreu porque não havia uma boa sinalização", disse dona-de-casa Elga Gerda Meiodleng, que há 25 anos reside na avenida em que o acidente ocorreu. Outra testemunha do ocorrido, disse que muitos motoristas excedem o limite de velocidade ao trafegar na área.

Sexta-feira pela manhã, funcionários do Semasa faziam reparos na avenida bem no ponto onde ocorreu o acidente. Eles disseram fazer manutenção da rede de esgoto, que estaria vazando nos últimos dias. Os funcionários, no entanto, informaram que o buraco só tinha sido aberto sexta-feira pela manhã. Na hora do acidente, estaria fechado.

O motorista Rogério Celestino Alves, 27 anos, era quem dirigia o Corsa no momento do acidente. Após receber atendimento médico de emergência no Centro Hospitalar de Santo André, foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Neomater, em São Bernardo. Sexta-feira, a assessoria de imprensa do hospital não informou qual era o estado de saúde do motorista.

Além de Rogério Celestino, outras três pessoas estavam no veículo: Fernando da Silva Costa, 23 anos, Daniel Rocha, 39, e Thiago de Oliveira, 19. Fernando também foi transferido para o Hospital Neomater.

Já Daniel Rocha permaneceu até as 17h de sexta-feira no Centro Hospitalar, mas foi transferido para o Hospital do Pari, na zona central da capital paulista. Daniel passaria por uma cirurgia para recuperar o fêmur esquerdo. O passageiro Thiago ficou de observação por mais de dez horas, mas recebeu alta sexta-feira pela manhã. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André informou que nenhum dos pacientes correm risco de morrer.

Vinte minutos depois do acidente, homens do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate das vítimas e encaminharam para o Centro Hospitalar. A ocorrência foi registrada no 1º DP (Distrito Policial), de Santo André, mas o caso vai ser apurado e investigado pelos policiais do 6º DP.

Reparo - O Semasa informou que realizou reparo na rede de esgoto da avenida São Bernardo a partir das 14h de quinta-feira até as 15h de sexta-feira. Durante o período da realização dos trabalhos, o Semasa informou que o local esteve devidamente sinalizado com cinco cavaletes e quatro cones, seguindo as normas de segurança.

Para Paulo Arthur, da Fundação Procon-SP, as vítimas podem entrar na Justiça contra o Semasa exigindo reparação de danos. "Como o Semasa é um órgão público, o caso se encaixa em responsabilidade objetiva. Isto é, o juiz não julga a intenção do agente somente aos danos causados", explica. A opinião de Arthur tem respaldo no artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, que define justamente a questão da responsabilidade objetiva.

Colaborou Arhur Rodrigues




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;