Política Titulo Acréscimo
Bispo Ronaldo não descarta aumento de cadeiras

Novo presidente da Câmara de Sto.André abre portas para discutir proposta a partir de 2015

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/12/2014 | 07:21
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Eleito presidente da Câmara de Santo André para os próximos dois anos, o Bispo Ronaldo de Castro (PRB) não descarta proposta de aumento do número de cadeiras na cidade, o que, segundo a legislação, pode ampliar das atuais 21 vagas para 27 à legislatura que vem. Questionado se é favorável ao acréscimo, o republicano hesitou e evitou falar sobre seu posicionamento, abrindo portas para discutir o item a partir de 2015. “Futuramente, se surgir o assunto entre os vereadores, a gente pode conversar.”

O Legislativo de Santo André foi o único do Grande ABC a manter a quantidade de assentos. Em 2011, a matéria foi rejeitada no plenário. Em contrapartida, há parlamentares com interesse em retomar o diálogo ao procurar, nos bastidores, apoio para a empreitada. Existe, contudo, resistência de alguns na Casa devido ao possível desgaste eleitoral. Ronaldo disse que “não sabe” como está hoje a cabeça dos colegas. “Isso tem de ser discutido e falado. Teve a época da votação, mas o cenário político muda muito. Dependerá de conversa com os 21 (vereadores).”

A bancada do PMDB encampa a articulação pela mudança e conta com adesões isoladas de parlamentares, que, inclusive, admitem o debate informal da proposta. Atual comandante da Câmara e contrário ao tema, Donizeti Pereira (PV) rechaçou lançar a discussão do pleito durante seu biênio (2013-2014). A postura do verde empurrou o imbróglio às vésperas da eleição municipal.

Na tentativa de se livrar da polêmica, o religioso fez questão de frisar que começará tratativas à frente da Câmara “somente em janeiro”. Segundo Ronaldo, “tudo o que for melhor para o Legislativo” terá o seu aval. Por outro lado, o republicano, escolhido de última hora para liderar chapa apoiada pela oposição ao governo Carlos Grana (PT), saiu da entrevista coletiva sem dizer quais são as prioridades para o seu mandato na chefia da mesa diretora. “Vou conversar ainda com o Donizeti. Não pensei nisso. Certamente darei continuidade às obras iniciadas.”

Governista, o próximo dirigente da Casa tem atuação discreta nas sessões. Ele pouco usou a tribuna nestes dois anos iniciais da legislatura e raramente é visto na interlocução de projetos do Executivo. Foi eleito vereador na chapa de Raimundo Salles (PDT), candidato derrotado à Prefeitura e que permaneceu por 22 meses na Secretaria de Cultura de Santo André. De primeiro mandato, Ronaldo presidirá a mesa repleta de críticos à administração petista. Apesar deste impasse, o republicano fala em trabalhar “junto com o prefeito”.

SESSÕES
Anteriormente, Bispo Ronaldo se posicionou favoravelmente à redução do número de sessões legislativas na Casa – hoje, são duas semanais. O religioso defendeu a alteração de sistema e disse, na ocasião, que há outros interessados em aderir à campanha sob alegação que o funcionamento atual é falho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;