Cena Política Titulo
A conta, por favor
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
28/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Passada a eleição presidencial, é hora de os políticos fazerem balanço sobre os resultados. E o recado das urnas dá o tom para o próximo pleito municipal. O cenário não é nada bom para os atuais prefeitos. Aécio Neves (PSDB) venceu Dilma Rousseff (PT) no Grande ABC. O placar na região foi de 58,05% dos votos válidos para o tucano contra 41,95%. Foram 889.039 eleitores para o senador e 642.327 para a presidente. Diferença de 246.712 adesões. Curiosamente, Aécio venceu em cinco cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), todas comandadas por prefeitos do PT e PMDB. Problemas à vista para Carlos Grana, Luiz Marinho, Paulo Pinheiro, Donisete Braga e Saulo Benevides. A conta maior vai cair sobre os ombros de Marinho e Grana. A cúpula nacional do PT vai querer justificativa da derrota em casa, o que não ocorreu em 1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010. É um revés histórico, portanto. Coordenador da campanha de Dilma em São Paulo, o petista são-bernardense quase que abandonou o Paço para pedir votos para a reeleição da presidente. O andreense se afastou da Prefeitura oficialmente no segundo turno para dedicar-se integralmente à eleição. Donisete não teve tanta disposição durante o processo eleitoral. Foi para as ruas apenas na última semana. Se Aécio ganhou nos municípios da coalizão PT-PMDB, Dilma venceu nas cidades onde o PSDB teoricamente estava melhor estruturado. O tucano Gabriel Maranhão viu a presidente vencer o senador em Rio Grande da Serra por 313 votos de diferença. Ressalte-se que o prefeito pediu votos para a petista, o que pode render dor de cabeça no futuro. Em Diadema, Lauro Michels (PV) observou a retomada eleitoral do PT. Não ficou bom para ninguém. E a conta está aí para ser cobrada.

Faca no pescoço
Por falar no prefeito mauaense Donisete Braga, o PT local quer o quanto antes reunião com o chefe do Executivo para cobrá-lo. Pela primeira vez o partido perdeu a corrida presidencial e, além disso, a sigla não elegeu deputados federal ou estadual. Para piorar, viu Atila Jacomussi (PCdoB) virar parlamentar estadual e ameaçar a reeleição em 2016.

Mudanças
Embora vencedor nas sete cidades no segundo turno da corrida presidencial, o PSDB está em frangalhos na região. Dirigentes estaduais já se programam para fortalecer a legenda no Grande ABC, visando a eleição de 2016. O primeiro passo será escolher coordenador regional de mais bagagem. Atualmente no cargo, Márcio Canuto deve ser substituído no início de 2015.

In loco
A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) foi a Brasília para cumprimentar pessoalmente o vice-presidente da República e líder nacional do PMDB, Michel Temer, pela vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) na eleição de domingo. Durante a eleição, Temer fez campanha em Mauá, base eleitoral de Vanessa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;