Cultura & Lazer Titulo HQ
Revelando o desconhecido escapista
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 07:45
Compartilhar notícia


Um personagem clássico que surgiu em meio à era de ouro dos quadrinhos, ao lado de figuras icônicas como Superman e Batman. Assim é o Escapista. Parte de seus feitos pode ser conferida em As Incríveis Aventuras do Escapista (Editora Devir, R$ 44,50, 192 páginas), obra que dá oportunidade para que o herói possa ressurgir para os leitores, após anos no esquecimento. Mas será que toda essa história é verdadeira?

O personagem foi criado pelo romancista norte-americano Michael Chabon, como forma de homenagem às HQs de super-heróis. Sua invenção resume o principal ingrediente desse universo idealizado na década de 1930: o protagonista acaba sendo preso e precisa encontrar uma maneira mirabolante de escapar. O herói apresenta grande influência do famoso mágico e escapista Harry Houdini (1874-1926).

Acompanhado de seus ajudantes, o mestre do subterfúgio deixa o espaço secreto existente no Teatro Empire, de Empire City, e viaja por diversos locais do mundo disposto a prestar socorro a todos que estiverem sofrendo com as ‘correntes da opressão'.

A edição conta com aventuras escritas e desenhadas por artistas convidados, além de um roteiro do próprio Chabon. Há histórias criadas por nomes como Kevin McCarthy, Glen David Gold, Chris Offutt e Harvey Pekar, enquanto algumas ilustrações são assinadas por Dean Haspiel, Eric Wight, Scott Morse e Roger Petersen.

Diferentes estilos de desenhos e tipos de abordagens em torno do significado do personagem podem ser vistos em dez histórias.

Destaque para capítulo feito pelo saudoso Will Eisner (1917-2005). Considerado o ‘pai dos quadrinhos', Eisner busca a simplicidade para unir o Escapista ao enigmático Spirit, seu personagem mais conhecido. A participação na coletânea ocorreu pouco antes de sua morte e o conto foi seu trabalho derradeiro.

No capítulo Escapismo 101, leitores terão acesso a todas as fases do herói, com direito a curiosidades. Galeria e biografia dos autores completam o livro.

Descobrindo a farsa - Esqueça boa parte do que você leu nos três primeiros parágrafos deste texto. Ao contrário do que é mostrado em páginas de As Incríveis Aventuras do Escapista, tudo é uma grande farsa. Tratar o Escapista como celebridade das antigas é uma brincadeira da obra que foi reproduzida no início desta reportagem.

Na verdade, a trajetória do personagem é recente. Ele nasceu no livro As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, também de Michael Chabon. A publicação tem como pano de fundo os anos 1930 e apresenta os primos Joe e Sam criando o Escapista para seguir a nova onda de entretenimento que surgia. O projeto da HQ agora ganha vida própria por meio de contos elaborados especialmente para o super-herói.

Na publicação As Incríveis Aventuras do Escapista, leitores desavisados não suspeitam da brincadeira. O plano é bem elaborado, mas o autor confirma a trajetória mentirosa na introdução.

A verdade é revelada graças a um texto de Leandro Luigi Del Manto, responsável pela edição da obra. Del Manto afirma: "Ele nunca fez parte da nossa história sobre os quadrinhos nem foi publicado na era de ouro ou na de prata...". O Escapista pode não ter existido no passado, mas tem potencial para ter sido um ícone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;