Setecidades Titulo Educação
UFABC cogita adquirir área do INSS
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
04/09/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A UFABC (Universidade Federal do ABC), por meio do Ministério da Educação, começa a partir da semana que vem a discutir quais as possibilidades de se adquirir o terreno do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Mauá e instalar no local um campus da instituição.

Ontem, por duas horas, representantes da universidade e da Prefeitura se reuniram para debater o assunto, primeiro no Paço e depois em vistoria na área.

O terreno tem cerca de 130 mil metros quadrados e está localizado ao lado da alça de acesso à Avenida Papa João XXIII, ligação com Trecho Sul do Rodoanel.

Segundo o coordenador geral de Planejamento da universidade, Alberto Alves de Souza, a negociação envolve os ministérios do Planejamento e da Previdência.

Souza afirmou que a consulta não significa que a UFABC está descartando as outras duas alternativas em análise no município.

Além da área do INSS, duas plantas industriais, da Valisere e da antiga Ibrape, ambas na região do Capuava, estão sendo analisadas.

Ao contrário dos demais, o terreno do INSS é baldio, está parte em local de preservação ambiental e não têm qualquer área construída.

Outra vantagem é de que o terreno está mais próximo do Centro da cidade que as duas outras opões, encravadas em região industrial.

"Pode existir uma facilidade na hora da negociação, pois se trata de um imóvel também do governo federal (mesma instância da UFABC)", afirmou Souza.

A área do INSS é a preferida do prefeito Oswaldo Dias (PT), que participou ontem do encontro com o reitor da UFABC, Helio Waldman.

Como em Santo André e São Bernardo, a Prefeitura de Mauá também se dispõe a ceder espaço temporário para que alunos assistam aula enquanto durarem as obras no campus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;