Política Titulo Câmaras
Diadema terá mais 2 sessões; S.Caetano tem votações expressas
Por Cristiane Bomfim e Elaine Granconato
Do Diário
06/07/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Ao contrário das outras seis câmaras do Grande ABC, Diadema estará em recesso entre 18 e 31. Aliás, os 17 vereadores ainda terão tempo de revogar em uma das duas próximas sessões - dias 8 e 16 - o polêmico 13º salário que votaram em causa própria, e por unanimidade, na primeira sessão do ano.

Sem querer alfinetar as demais câmaras, o presidente do Legislativo, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), afirmou que o recesso parlamentar de 45 dias (30 em janeiro e 15 em julho) está "bom demais".

Até a sessão da quinta-feira, 96 projetos entraram na Casa.

Do Executivo, foram 62 - dos quais 61 discutidos, votados e aprovados, e um retirado. O Legislativo registrou e aprovou 34, mas um foi retirado. As matérias foram apreciadas em 22 sessões ordinárias e três extraordinárias.

SÃO CAETANO - Em seis meses de legislatura e 20 sessões, os 12 vereadores de São Caetano apresentaram 1.394 proposituras, entre indicações, projetos de lei e requerimentos de informações. Todos os projetos do Executivo foram aprovados sem grandes polêmicas, exceto pelas argumentações do único vereador da oposição, Edgar Nóbrega (PT).

A aprovação rápida das matérias enviadas pelo prefeito é considerada um dos pontos fortes do Legislativo. Por algumas vezes, o presidente da Casa, Gérsio Sartori (PTB), chegou a elogiar os parlamentares e dizer ter "orgulho de presidir uma Câmara tão atuante".

Prova da rapidez em dar aval ao prefeito foi a sessão extraordinária de sexta-feira, quando os parlamentares aprovaram em primeira e segunda discussões oito matérias do Executivo. Os projetos foram encaminhados à Casa na terça-feira, quando seriam encerrados os trabalhos no primeiro semestre.

Os vereadores só tiveram acesso aos documentos cerca de 24 horas antes da votação. Isso porque eles precisaram ser analisados antes pelas comissões de Finanças e Orçamento e Justiça e Redação. O projeto que atualiza os valores do Planta Genérica de Valores foi o centro das discussões . A planta é um dos itens para cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;