Economia Titulo Capacitação
Governo lança programa de emprego
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
13/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Aproveitar a tecnologia e agilidade da Internet para auxiliar na procura de empregos. Esta é a idéia do programa de empregos que o Governador José Serra lançou na quarta-feira.

O ‘Emprega São Paulo' começou a funcionar em agosto (em fase experimental), e até novembro foram 308 mil candidatos disponíveis, 393 mil convocações, 12 mil candidatos colocados no mercado de trabalho, 24 mil empregadores cadastrados e 211 mil vagas cadastradas. A meta é que mais de oito milhões de pessoas participem do Emprega.

A estimativa é que as vagas não parem de aparecer. "O portal funciona como banco de currículos, promove o encontro entre empregadores e candidatos à vaga, tudo isso gratuitamente. Não sabemos ao certo quantas vagas serão geradas, pois isto depende da colaboração dos empregadores, que precisam divulgar as vagas", explica a porta-voz do governo estadual Patrícia Salim.

Segundo ela, o serviço é a modernização dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador), que cadastravam trabalhadores pessoalmente. "Em vez de entregar currículo de porta-em-porta, quem procura emprego pode acessar o site - www.empregasaopaulo.sp.gov.br - e realizar o cadastro (veja dicas ao lado)", diz.

O ‘Emprega São Paulo' não fará seleção de profissionais. "A intenção é realizar a comunicação, uma vez que exista a vaga e candidato com o perfil nossos atendentes notificam ambas partes por e-mail e telefone. A partir daí empresa e trabalhador dão andamento ao processo", conta Patrícia.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Emprega São Paulo (0800-770-7378). Por meio deste serviço também será possível fazer sugestões e críticas.

CADASTRO - Os trabalhadores interessados em realizar cadastro, devem ter paciência, já que o site exige inúmeras informações e as processa lentamente. O tempo médio para preenchimento é de 45 minutos.

Os interessados devem ser trabalhadores, desempregados ou não, maiores de 16 anos e residentes no Estado de São Paulo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;