D+ Titulo
Lugar de homem é na cozinha
Por Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
10/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Eles gostam do que é moderno, caro e tecnológico. Dizer que produtos com essas características são as preferências masculinas para a casa não é novidade. O que é diferente é que esses utensílios têm sido escolhidos por eles para a cozinha, um cômodo que antes era prioridade feminina. Em linhas mais retas e design clean, os homens têm valorizado muito o local onde se faz comida.

A grande diferença de uma cozinha masculina para uma feminina é que eles preparam alimentos para os amigos e as mulheres para a família. Por isso, é fundamental que o espaço seja capaz de abrigar um número grande de convidados. “Não precisa ser muito grande. Aqui em casa fizemos cozinha integrada, para que nossos amigos fiquem na sala, enquanto preparo as coisas”, diz o arquiteto Marcos Biarari, de Santo André.

Proprietário da Amasf Coifas, Alex Mazzonetto, de Santo André, diz que a principal característica é que os homens gostam de mostrar um espaço bonito para os amigos. “Como não são eles que limpam e nem se importam com isso, só querem saber se o produto é funcional”, diz.

Segundo o arquiteto Gerson Dutra de Sá, eles exploram novos equipamentos, demonstrando elegância e despojamento.

Prática - Se a cozinha é mais sofisticada e menos prática para as mulheres, para os homens o ambiente é clean, com linhas retas, móveis baixos. “As mulheres querem sempre explorar o espaço todo, com móveis até o teto, todos os cantos sempre aproveitados para guardar objetos. Já o homem não se prende a esses detalhes. Ele só quer cozinhar e odeia lavar”, afirma Gerson.

Claudia Brasil, gerente de marketing da Elgin Cuisine, diz que a preocupação é desenvolver projetos funcionais, com armários estilosos e modernos, gavetas espaçosas para armazenar panelas e porta-temperos e ferragens silenciosas, onde tudo possa estar ao alcance. “Homem não gosta de perder tempo na cozinha e prefere ter tudo à mão.”

Os projetos mais escolhidos pelo homem são as cozinhas do tipo gourmet, com fogão na ilha, chamado de cooktop. “Gaveta grande para talheres é uma das prioridades. Eles dão preferência para as cores sóbrias e mais escuras, como grafite, preto, azul-escuro”, diz Claudia.

Ela acrescenta que os equipamentos que os homens escolhem – como máquina de gelo, TV de plasma, chopeira – podem ser vistos pela mulher como algo supérfluo. No entanto, às vezes os homens não adquirem a máquina de lavar louça, o que a mulher considera importantíssimo.

Eles querem...

- cubas duplas.
- fogões de cinco bocas, porque a central é maior.
- adega de vinhos.
- pouca distância entre o mobiliário, para facilitar o trabalho e locomoção e economizar tempo.
- ampla área de bancadas e apoio para os pratos.
- fogão de mesa (cooktop).
- porta-temperos.
- gavetas grandes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;