Economia Titulo Finanças pessoais
Previdência estimula plano simplificado
26/08/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A Previdência Social está veiculando uma campanha publicitária em rádio e televisão para estimular os trabalhadores a aderirem ao Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária e garantir a proteção do seguro social. "A campanha é dirigida a quem trabalha por conta própria e não é segurado. Nós queremos esses trabalhadores no Plano Simplificado, pagando apenas R$ 45,65 por mês, para ter direito a praticamente todos os benefícios da Previdência Social", destaca o ministro da Previdência Social, José Pimentel.

Plano Simplificado foi criado em abril de 2007 para incluir na Previdência os trabalhadores de menor renda, O programa garante todos os benefícios da Previdência, com exceção da aposentadoria por tempo de contribuição. Para isso, a pessoa deve contribuir com apenas 11% do salário mínimo por mês (R$ 45,65).

A inclusão no Plano Simplificado pode ser solicitada pelo telefone 135 (ligação gratuita, desde que feita de um telefone fixo residencial ou público) ou pela internet (www.previdencia.gov.br). Não é necessário procurar uma Agência da Previdência Social.

Ao decidir pela alíquota reduzida, o contribuinte deve ficar atento aos prazos. Caso decida por ingressar no sistema em um determinado mês, a data limite para pagamento referente àquele mês será o dia 15 do mês seguinte, e assim sucessivamente. Após o primeiro pagamento, ele pode optar pelo pagamento trimestral ou mensal.

Para fazer o recolhimento reduzido há códigos diferenciados por tipo de contribuinte e forma de recolhimento, que devem ser indicados na Guia da Previdência Social. Os códigos são: 1163 (Contribuinte individual que queira recolher mensalmente), 1180 (Contribuinte individual que queira recolher trimestralmente), 1473 (Contribuinte facultativo que queira recolher mensalmente) e 1490 (Contribuinte facultativo que queira recolher trimestralmente).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;