Setecidades Titulo Saúde
Juventude é alvo de
campanha contra Aids

Iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Cajuv,
marcou encerramento da campanha 'Tire o peso da dúvida'

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado ontem, foi marcado por orientações sobre a doença para cerca de 200 pessoas no Parque da Juventude, em São Bernardo. A iniciativa da Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Cajuv (Coordenação de Ações para a Juventude), marcou o encerramento da campanha promovida pela Secretaria Estadual de Saúde Fique Sabendo - Tire o peso da dúvida, iniciada no dia 22.

Além de distribuição de preservativos e material informativo, foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis. Profissionais dos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) do município orientaram a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Foram realizados cerca de 20 testes rápidos entre as 11h e 14h.

"Nossa preocupação é incentivar o diagnóstico precoce e desmistificar a Aids, principalmente entre os jovens e homossexuais, grupos em que houve aumento de casos de pessoas com a doença", explica a técnica de prevenção do Programa de Aids de São Bernardo, Sandra Regina Marini. Segundo ela, um dos problemas observados é o fato de a doença ter tratamento e não assustar como antigamente.

Quem aproveitou o sábado de folga para verificar se a saúde sexual está em dia foi o motoboy Raimundo Nonato da Silva, 49 anos. Depois de receber panfleto de agente de Saúde em sua residência, no Jardim Santo Inácio, ele decidiu fazer os testes. "Infelizmente, às vezes a gente acaba relaxando", confessa.

Os jovens também compareceram. Uma estudante de 17 anos destacou que, por ser uma doença incurável, a Aids preocupa. "Às vezes a mulher confia demais no parceiro e acaba descartando o preservativo, o que é errado", diz.

Para o comerciante Júlio Nascimento, 22, morador do Jardim Cooperativa, é importante estar em dia com os testes, além de tomar o máximo de cuidado ao ter relações sexuais. Depois de apreciar apresentação de DJs, ele tirou um tempinho para cuidar da saúde.

Na orientação, que dura em torno de 40 minutos, os técnicos explicam que qualquer pessoa que tenha relação sexual sem preservativo está vulnerável à Aids. Para tirar a dúvida e aderir à prevenção precoce, basta comparecer a um dos dois CTAs, localizados na região do Alvarenga e do Centro, e fazer os testes gratuitos ou conversar com um dos profissionais.

Durante a campanha foram realizados aproximadamente 1.400 testes rápidos. De acordo com Sandra, os pacientes cujos resultados apresentam algum tipo de alteração são encaminhados para o Centro de Orientação e Apoio Sorológico do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;