Política Titulo Mudanças
Secretariado de Pinheiro ganha os primeiros nomes

Quesada e Fernando Scarmelloti foram confirmados como os
secretários de Segurança e de Comunicação, respectivamente

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
23/11/2012 | 06:52
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A presidente municipal do PMDB e filha do prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), Gica, confirmou Coronel Quesada e Fernando Scarmelloti como secretários de Segurança e de Comunicação do futuro governo do pai. Os nomes são os primeiros anunciados.

Quesada coordena o planejamento de políticas públicas de Segurança em gabinete paralelo montado no escritório político de Pinheiro. Por conta disso, Gica assumiu que estava difícil de esconder a iminente nomeação. "Nós já autorizamos ele a tomar frente com vários grupos de trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Já temos a visão dele e do (capitão da Polícia Militar de São Bernardo, Robinson) Castropill para a área."

O futuro secretário está implantando sistema de inteligência importado da polícia que visa mapear os problemas da cidade. Além disso, o gabinete paralelo planeja série de benefícios para os trabalhadores do setor nas esferas estadual e municipal.

Fernando Scarmelloti tem 29 anos e é formado em jornalismo pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano). "Ele é um jovem muito trabalhador, que sabe lidar com a imprensa. Ele é jornalista até demais", elogiou Gica, que o comparou ao personagem homônimo do filme Benjamin Button. Na trama, o protagonista tem ciclo de vida invertido: nasce velho e morre jovem. "Ele tem muito conhecimento."

O próximo secretário de Comunicação foi assessor de imprensa da Câmara entre 2003 e 2004, quando Pinheiro presidiu a Casa. Com o fim do mandato na presidência, ingressou no governo José Auricchio Júnior (PTB), em 2005. Sem muita sincronia com o petebista, retornou ao gabinete do prefeito eleito. Durante a campanha, chegou a ser assediado pela prefeiturável derrotada Regina Maura Zetone (PTB) para assessorá-la, mas recusou o convite.

 

COMPOSIÇÃO

Gica disse que tenta convencer o pai a anunciar a primeira parte do secretariado no começo de dezembro. Porém, Pinheiro defende que os nomes sejam revelados juntos, somente por volta do dia 15. "Ele está montando grupo técnico e de confiança. Trabalhamos com arco pequeno de aliados, fomos quatro partidos contra 19 (da candidatura governista), por isso não temos compromissos políticos com ninguém", detalhou.

Segundo Gica, PCdoB, PTN e PPL - aliados do PMDB na eleição - terão participação no governo. "Vamos saber reconhecer o trabalho. Mas não é porque estavam juntos que vamos dar uma secretaria. Estarão lá se tiverem competência."

A filha do prefeito eleito foi a primeira a ser anunciada no futuro governo, como assessora especial do pai. O papel é desempenhado atualmente pelo irmão de Auricchio, Marcelo.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;