Política Titulo
José Silva projeta conselho de transporte

Socialista diz que, se eleito, vai fiscalizar o sistema junto com a população

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
04/09/2012 | 06:28
Compartilhar notícia


 

Indignado com a situação do transporte público de Mauá, o candidato à Prefeitura José Silva (Psol) pretende fiscalizar os serviços dos ônibus que viajam pela cidade com a ajuda da população. O socialista, que fez corpo a corpo na tarde de ontem na região da Praça da Bíblia, no Centro, classificou como "caro e ruim" o atual sistema e revelou que pretende criar um conselho municipal de transporte, que irá monitorar de perto a qualidade e agilidade dos coletivos.

"Assim como pretendemos desenvolver órgãos voltados às ações de setores como Saúde e Segurança, temos de ter um conselho municipal para o transporte. Queremos ter a ajuda de quem utiliza diariamente o serviço para saber onde a Prefeitura deve intervir para promover mudanças necessárias para o bem estar das pessoas", explicou o professor, resssaltando que a instalação dos terminais do Jardim Zaíra e do Jardim Itapeva foram decisões tomadas sem ouvir a opinião dos munícipes. Ele pretende transferir as rodoviárias para outros endereços.

A ideia do Psol é desenvolver plano municipal de transporte coletivo, com o intuito de remodelar as linhas existentes e exigir das companhias de ônibus que se adequem às exigências do projeto. "Ou cumprem ou saem. As linhas não são das entidades privadas. Os contratos podem e precisam ser revistos."

Para otimizar o tráfego dos coletivos, José Silva acredita que uma cidade populosa como Mauá (com 417 mil moradores), necessita ter, no mínimo, quatro empresas de ônibus trabalhando nas mesmas linhas. A concorrência iria estimular a queda no valor da passagem, de R$ 2,90. Na avaliação do prefeiturável, o custo mais justo seria de até R$ 2.

 

PREFEITO USUÁRIO

Além de contar com o apoio dos mauaenses na fiscalização do transporte público, José Silva garantiu que, caso seja eleito em outubro, fará questão de ir à Prefeitura usando os coletivos. "Se eu ver alguma coisa errada, seja na estrutura dos carros, no excesso de passageiros ou na demora no trajeto, vou ligar para os responsáveis para saber o que está ocorrendo e cobrar uma solução rápida", afirmou o socialista, último colocado nas pesquisas de intenção de votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;