Setecidades Titulo São Caetano
Pet Banho: cães do CCZ esperam por lar limpinhos
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os 45 animais que aguardam por um lar no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Caetano ganharam ontem aliado para ajudá-los a conquistar seus futuros donos: um bom banho. Foi inaugurado espaço com lavatório, bancadas e secadores para deixar os peludos mais limpos, saudáveis e, claro, mais bonitos. O lugar ganhou o simpático nome de Pet Banho, único do gênero no Grande ABC.

A estreia do chuveiro ficou por conta de Brahma, cadelinha que foi atropelada e atualmente se recupera de cirurgia por meio de fisioterapia. Em seguida, o vovô Nino também ganhou a chance de deixar o pelo mais branco na ducha.

O Pet Banho é fruto de parceria da Prefeitura com a Bernard Pet, marca de produtos de higiene animal que fornece gratuitamente o xampu para lavar os bichinhos. A estudante de veterinária e banhista há 9 anos Alessandra Di Stefani do Amaral será a responsável por ensinar os voluntários e funcionários que darão banho nos ‘moradores' do CCZ a cada 15 dias.

Alessandra dá dicas valiosas para quem lava os bichinhos. "Primeiro é preciso colocar algodão no ouvido deles para evitar a entrada de água, que pode ocasionar infecções. Além disso, deve-se evitar molhá-los diretamente na cara, pois isso assusta os animais." Os avessos ao banho e mais agitados passarão pela limpeza de focinheira, para garantir a segurança dos voluntários.

Na hora de secar, é preciso ter firmeza para segurar o bicho. "Eles tendem a querer pular da bancada por causa do barulho do secador, e podem até se machucar. Por isso, é sempre importante estar atento", destaca Alessandra.

Para o veterinário do CCZ, Fábio Bertola Agostini, essa ação deixa os bichos mais saudáveis e aumenta as chances de conquistar o tão esperado lar. "Às vezes a pessoa vinha aqui e gostava do animal, mas quando ia fazer carinho percebia que ele estava sujo e isso acabava afastando. Com o banho, eles estarão sempre prontos para receber visitas."

Além do Pet Banho, o CCZ de São Caetano conta ainda com voluntários que levam os cães para passear no próprio espaço. Em um ano, 150 pessoas passaram pelo treinamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;