Cultura & Lazer Titulo Artes
Abrindo portas para expandir conhecimento

OMA Galeria, de São Bernardo, cria
oportunidades para mesclar arte e educação

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
09/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de dados/DGABC


A OMA Galeria (Rua Carlos Gomes, 68. Tel.: 4128-9006), em São Bernardo, busca expandir sua atuação. Além de servir como ponto de encontro para os amantes de arte no Grande ABC, a galeria também atua como local capaz de ampliar o acesso à cultura para toda a população. É com o desejo de retribuir de maneira mais efetiva para a sociedade que o espaço tem aberto as portas para educadores e escolas.

A agenda da galeria está disponível para receber interessados em participar do projeto OMA Educação, no qual suas exposições servem de base para atividades conjuntas onde alunos de diferentes faixas etárias podem interagir com o universo apresentado por artistas diversos. A ideia é de que jovens e adultos participem de aulas especiais, conversem com os autores e vejam essa produção contemporânea em visitas monitoradas.

 “A região é carente nesse tipo de projeto, principalmente em relação a iniciativas privadas, como é o nosso caso. Percebemos que muito do acesso à cultura que os jovens têm vem dentro das escolas. Nos juntarmos a esse universo é a maneira mais efetiva de entrarmos nesse tipo de formação”, explica o galerista responsável Thomaz Pacheco. “O objetivo é disseminar a importância da cultura e proporcionar um convívio mais ativo com a arte. O trabalho não é comercial, pois não cobramos nada. Todos ganham na formação pessoal.”

As ações são planejadas de acordo com as necessidades de cada turma, seja ela do Ensino Fundamental ou de uma pós-graduação. No fim do ano passado, a Fainc (Faculdades Integradas Coração de Jesus), de Santo André, levou seus alunos ao centro cultural da cidade vizinha. A intenção foi discutir o mercado de arte no Grande ABC. 

“Mas esses educadores têm de nos apresentar algo contínuo. A proposta precisar ser sólida, que não seja apenas uma participação rápida da galeria na vida dos alunos. Queremos que seja mais do que uma aventura”, afirma Pacheco, ressaltando que as conversas levam em conta as sete mostras que a OMA já agendou para este ano. A próxima será aberta em março com obras do grafiteiro RIEN, que exploram o universo urbano. “É preciso estar atento ao trabalho daqueles com quem estamos trabalhando no momento.”

Os educadores, tanto de escolas públicas como instituições particulares, podem procurar a OMA Galeria de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. Os interessados também podem conversar com o espaço cultural por meio do e-mail contato@omagaleria.com ou pela página do local no Facebook (www.facebook.com/omagaleria).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;