D+ Titulo Caridade
Cabelo curtinho, coração mais do que feliz!

Você sabia que pode doar cabelo para fazer perucas e, assim, melhorar a autoestima de pessoas com câncer?

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


Está faltando pouco para tomar coragem e cortar o cabelo? Pois saiba que além de ficar na moda com um penteado fresquinho para o verão, os fios que iam para a lixeira do salão de beleza podem ser infinitamente mais bem aproveitados. Cabelo natural é a matéria-prima de perucas, muito procuradas por pessoas com câncer que querem esconder a carequinha durante a quimioterapia.

“Perder o cabelo é significativo por causa da doença. Quem usa peruca pode se sentir mais seguro e forte, porque – de acordo com sua percepção – não causa tanta estranheza nos outros”, explica a psiquiatra Carolina Marçal, coordenadora da Psico-Oncologia da Infância e Adolescência do Hospital A.C Camargo.

Beatriz dos Santos Valentim, 14 anos, de São Caetano (foto acima), viu como foi difícil para a sua mãe ter de cortar os cabelos durante a quimioterapia. “Presenciei todo o sofrimento dela, então quis doar o meu”, conta a garota, que já estava decidida a cortar curtinho depois que a atriz Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes, fez o mesmo. “Achei lindo, além disso, o cabelão me dava calor.”

Os 40 centímetros de cabelo da Beatriz já têm destino certo, de acordo com a cabeleireira Elaine da Silva. “Nós doamos para projeto que ajuda a reconstruir a imagem das mulheres com câncer.” Segundo ela, não é todo mundo que pode pagar por uma peruca de cabelo natural, que custa de R$ 350 a mais de R$ 2.500.

Foi pensando nessas pessoas carentes e como forma de agradecer por ter sido curada de câncer nas duas mamas, que Elizabeth Lomaski criou a ONG Rapunzel Solidária. Ela recebe cabelo de todo o Brasil pelo correio. “Faz tão pouco tempo que a ONG está no ar e já tivemos uma procura imensa. Não imaginava que isso ia acontecer. Fico muito feliz de ver, principalmente a nova geração tão sensibilizada com essas questões.”

Depois de acessar a página da ONG no Facebook e ler o livro A Culpa é das Estrelas (cujos protagonistas têm câncer), Maria Antônia Ramalho, 13, do Rio de Janeiro (foto acimatambém decidiu cortar seu cabelo. “Todo mundo adorou o resultado e eu também. É bem mais fácil de cuidar e fico feliz de poder ajudar alguém.”

Thaina Bonfá,16, de Rio Bananal, no Espírito Santo (foto acima) também não pensou duas vezes em cortar os fios ao conhecer a ONG Doe Seu Rabinho. "Porque não doar o que se tem demais para quem tem de menos?", diz a garota, que acredita que as perucas podem ajudar durante a quimioterapia. "Faz a diferença e ajuda a pessoa ter mais autoestima, a sorrir."

Meninas e meninos podem doar os cabelos, basta ser possível fazer um rabinho nele. Fios com tratamentos químicos – como luzes, mechas e tintura – também são aceitos. “Conseguimos aproveitar tudo”, diz Marina Santos, da RM Cabelos. As madeixas cortadas lá são doadas para a ONG Viva Melhor, de Santo André.

VOCÊ SABIA?
A quimioterapia ataca as células do câncer – que se dividem rápido. Porém, as células que dão origem ao cabelo têm a mesma característica e morrem. Após o tratamento, os fios crescem e podem nascer diferentes. A última notícia é que foi aprovado pela Anvisa remédio específico para câncer de mama que ataca o tumor, evitando a queda do cabelo!

Onde doar?
Se você ficou com vontade de oferecer suas madeixas, anote locais que recebem o cabelo. Antes de cortar, porém, peça autorização para seus pais e entre em contato com a ONG escolhida.

>Viva Melhor – O grupo fica em Santo André. Basta cortar os fios de acordo com as orientações corretas e levá-los à Rua 1º de Maio, 133, terceiro andar. Informações: 4433-3053 e www.grupovivamelhor.org.br.

>Rapunzel Solidária – As doações são enviadas ao Graac, que ajuda crianças e adolescentes carentes com câncer. Corte o cabelo, ajeite os fios em um saquinho e mande pelo correio. Informações: Rapunzel Solidária (Facebook).

>Banco de Perucas – Projeto da Fundação Laço Rosa. Embale e mande para Rua Desembargador Isidro, 18, sala 910, Tijuca, Rio de Janeiro, CEP: 20521-160. Informações: www.fundacaolacorosa.com.

>Doe seu Rabinho – O material deve ser enviado à Afeec (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) na Rua Alberto de Oliveira Santos, 42, sala 1816, Vitória-ES, CEP: 29010-901. Informações: Doe seu Rabinho (Facebook).

Elas também cortaram!

>JESSIE J. – A cantora se solidarizou com crianças e adolescentes com câncer, mas em vez de doar os fios, ela fez campanha para arrecadar dinheiro e ajudar a causa.

>MILEY CYRUS – Quando a cantora cortou as madeixas, muitos ficaram chocados. Mais do que mudar o visual, Miley doou os fios. O destino? Instituição que cuida de pessoas com câncer.

>HAILENE WOODLEY – A atriz, que interpreta Hazel em A Culpa é das Estrelas com estreia em 15 de agosto) aproveitou que precisava cortar os cabelos para gravar e doou os fios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;