Cultura & Lazer Titulo HQ
Estações refletem contos pessoais

Com participação do roteirista mauaense Alex Mir, HQ temática será lançada hoje

Luís Felipe Soares
07/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O passar das estações marca o tempo para todos. Em nossos próprios universos, somos os protagonistas de pequenas e grandes histórias marcadas por questões íntimas que se espalham entre primavera, verão, outono e inverno. Apesar de o ciclo ser o mesmo, as pessoas são diferentes. São essas verdades desconhecidas que estão espalhadas pelas páginas da HQ Quatro Estações (Independente, 16 páginas, R$ 5), cujo lançamento está agendado para hoje, a partir das 15h, na Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158. Tel.: 3167-4838), em São Paulo.

Por meio dos quadrinhos, grupos de escritores e desenhistas se juntam para explorar personagens cujas realidades e pensamentos se misturam com as estações onde se encontram. “Há muito tempo já queríamos fazer algo temático, mas ainda estávamos procurando um assunto que nos chamasse a atenção. Percebemos que as estações poderiam render material interessante. Como cada uma tem suas características específicas, os contos seriam bem distintos”, explica Alex Mir, de Mauá, um dos idealizadores do projeto.

Mas todas as histórias acabaram encontrando ponto em comum em personagens que se sentem presos e precisam vencer seus limites internos. Mir firmou parceria com o ilustrador Décio Ramirez para apresentar Sincelo, drama do garoto que deseja aproveitar as férias na rua mas é impedido por problema de saúde que se passam durante o inverno. As outras duplas são formadas por Daniel Esteves e Priscila Gurski (outono), Raphael Fernandes e Luciano Salles (primavera) e Lillo Parra e Jackson Oliveira (verão).

“Falamos de coisas do cotidiano e, com isso, nos aproximamos dos leitores”, diz o mauaense. “Não queríamos que o livro tivesse um lado das comics tradicionais. Vamos pelo lado underground mesmo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;