Política Titulo
PF vai indiciar Palocci por três crimes na quarta-feira
03/04/2006 | 08:27
Compartilhar notícia


O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci será indiciado nesta quarta-feira pela PF (Polícia Federal) por pelo menos três crimes: quebra do sigilo funcional, abuso de poder e advocacia administrativa (quando o servidor age dentro do governo indevidamente em seu benefício ou de terceiro). Palocci será ouvido pelo delegado Rodrigo Carneiro Gomes no inquérito aberto para apurar a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo.

O caseiro contou, em entrevista no começo de março, que o ex-ministro freqüentava uma mansão no Lago Sul de Brasília, alugada por seus ex-colaboradores na Prefeitura de Ribeirão Preto. Na casa, havia partilha de dinheiro e eram organizadas festas com garotas de programa.

A situação de Palocci, que já era ruim, piorou muito neste domingo. Pela manhã, depuseram em sigilo, na Polícia Federal, duas das mais importantes testemunhas da ordem dada por Palocci a seus subalternos para que fosse violado o sigilo do caseiro: Cláudio Alencar, chefe de gabinete do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Daniel Goldberg. Os dois confirmaram o que a PF já sabe. Foi Palocci quem deu a ordem para a quebra do sigilo bancário de Nildo.

Eles disseram ao delegado Rodrigo Carneiro Gomes que na quinta-feira, dia 16, foram chamados por Palocci por volta das 23 horas. Deveriam ir à casa do ex-ministro, também localizada no Lago Sul, a uns quatro quilômetros da mansão onde atuara a chamada ‘República de Ribeirão Preto‘ – o grupo ligado ao ex-ministro da Fazenda. Ao chegar lá, encontraram Palocci e Jorge Mattoso, então presidente da Caixa Econômica Federal.

Goldberg disse que não conhecia Mattoso pessoalmente. O assessor de Thomaz Bastos acrescentou ainda que, depois de conversar com ele, Mattoso e Palocci dirigiram-se ao escritório da casa. Palocci perguntou a Goldberg se, pela área econômica do governo, havia como investigar os depósitos feitos na conta bancária de Nildo. A Cláudio Alencar, Palocci indagou se não daria para pôr a Polícia Federal no encalço do caseiro que tinha desmentido suas declarações à CPI dos Bingos.

Naquele dia, o ministro da Justiça estava em Rondônia. No dia seguinte, 17, Alencar quis saber da Polícia Federal se haveria como investigar Nildo. Em resposta, segundo contou ao delegado, ouviu a informação de que não haveria como, porque nada justificava a abertura de um inquérito para apurar alguma coisa a respeito do caseiro. Os dois responderam a Palocci que não havia como prosseguir.

A Polícia Federal já tem a informação de que foi aí que tomou corpo em Palocci e no seu então assessor de Comunicação, Marcelo Netto, a idéia de, com o sigilo do caseiro em mãos, ordenar ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), do Ministério da Fazenda, que investigasse Nildo.

Ao notar a repercussão que a conduta criminosa tinha tomado e perceberem que não tinham como evitar que seus nomes aparecessem no caso, Daniel Goldberg e Cláudio Alencar procuraram a Polícia Federal e se puseram à disposição para depor. Foram chamados neste domingo mesmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;