Economia Titulo
Megaprojeto da Petroquímica está parado
Por Do Diário do Grande ABC
12/12/1999 | 14:41
Compartilhar notícia


Embora o diretor financeiro do Megaprojeto, Roberto Perez, garanta que o cronograma de implantaçao do projeto de exploraçao de gás na Argentina esteja seguindo normalmente, fontes do mercado dizem que a última fase do Mega está parada, por atraso no financiamento. Por isso, a unidade de fracionamento de etano e propano (insumos petroquímicos obtidos a partir do gás) ainda nao teria começado a sair do papel. Essa unidade receberá o gás captado pelo Mega em Neuquem e transportado até Bahía Blanca por um gasoduto de 600 quilômetros - fases iniciais do projeto, já concluídas. O gás é o insumo que a Dow usará no pólo de Bahía Blanca para produzir polietileno (plástico para embalagens flexíveis, por exemplo), a partir de 2000.

O valor total do empreendimento é de US$ 472 milhoes. Segundo Perez, 30% do valor foi aporte próprio das sócias do Mega (YPF, Petrobras e Dow Chemical). "E os outros 70% foram captados pelo lançamento de bônus e por financiamento, em 29 de junho deste ano", explica o diretor financeiro, dizendo que a conclusao da unidade fracionadora e, portanto do projeto, só acontecerá no final de 2000. Porém, se a construçao da unidade separadora já estivesse em andamento, ficaria pronta no início do próximo ano.

Fontes do setor petroquímico informam que parte do aporte de crédito para o investimento ainda nao foi realizado porque as instituiçoes financeiras primeiro exigiram garantias de empresas de atuaçao internacional (do trio, só a Dow age globalmente). Diante da impossibilidade do aval, foi acordado que cada uma das sócias daria garantias individuais e em conjunto. Por isso, estaria ocorrendo o atraso nas obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;