Cíntia Bortotto Titulo
O coaching e o Desenvolvimento

Muito tem se falado sobre o coaching e sobre seus ótimos resultados no desenvolvimento de pessoas

Por Cíntia Bortotto
04/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Muito tem se falado sobre o coaching e sobre seus ótimos resultados no desenvolvimento de pessoas. Mas, afinal, como funciona esta técnica?

Coaching é um processo de desenvolvimento por meio do qual o coach desenvolve o coachee (quem está recebendo o coaching) para a aquisição de determinada competência. Essa tem sido uma metodologia muito aplicada para desenvolvimento de líderes, por empresas diferenciadas.

O coaching tem origem no esporte. Segundo dados históricos, os primeiros preparadores técnicos que surgiram na Grécia entre 470 a.C. - 399 a. C. eram conhecidos como coaches e apoiavam os atletas na busca por seus objetivos esportivos. No Brasil, este processo também ficou muito conhecido no fim da década de 1990 no meio esportivo e começou a ter mais influência no mundo corporativo no início de 2000. A constante busca pelo desenvolvimento de executivos e líderes fez com que a metodologia focada, utilizada no meio esportivo, fosse traduzida para o mundo empresarial, de forma a desenvolver líderes de maneira mais individualizada e buscando maior efetividade e retorno sobre o investimento feito em treinamento/desenvolvimento.

POR DENTRO DO PROCESSO
Este tipo de treinamento desenvolve comportamentos. A grosso modo, você repete comportamento que deu certo em outra situação de sua vida, para uma realidade em que está difícil de se comportar da forma desejada. Por exemplo, é esperado que um profissional que ocupe posição hierárquica superior em uma equipe possa desempenhar o papel de líder do grupo. Ora, todos sabem que desempenhar bem o papel de boa liderança não é tarefa fácil, então desenvolver esta competência pode ser chave para que o profissional continue crescendo.

Existem muitos cursos que falam sobre a liderança, pesquisas, comportamentos esperados, etc. Então pergunto: por que tantos gestores não conseguem alterar o comportamento e se tornarem líderes de verdade? Porque os treinamentos em massa não respondem às questões específicas de cada indivíduo, aspectos que podem ajudar ou atrapalhar a manifestação do comportamento esperado. Por meio do coaching isso é possível. O processo prevê que seja utilizado o próprio arcabouço de informações daquele indivíduo para obtenção de mudança de comportamento.

DO LADO DAS EMPRESAS
O principal valor que processos de coaching podem gerar para empresas são a preparação de mão de obra mais especializada, principalmente sob dois aspectos fundamentais: ter a liderança melhor preparada para desempenhar o seu papel (já que é sabida a influência que a liderança tem para atração, desenvolvimento e retenção de talentos, assim como contribuição para um bom ambiente/ clima de trabalho) e para a preparação de futuros líderes ou profissionais diferenciados em determinados comportamentos (já que o coaching não desenvolve apenas liderança, mas também qualquer comportamento que a pessoa entenda que precisa melhorar para desempenhar com êxito suas funções).

COACHING DE VERDADE
Há um certo "modismo" da palavra coaching. Infelizmente, nem tudo o que vendem com este nome é sério. É preciso ter cuidado. Na verdade, o coaching vem sendo mais procurado porque deu certo. É uma metodologia que, quando bem aplicada por pessoas preparadas, traz resultados. A técnica é focada e aumenta a complexidade à medida em que a demonstração do "novo" comportamento se fortalece, de forma que você consegue observar sua mudança.

No Brasil, há algumas instituições de ponta totalmente alinhadas com endidades mundiais no tema, como por exemplo, o ICI ( Integrated Coaching Institute), conveniado ao ICF (International Coach Federation) e à Federação Brasileira de Coaching. O ICI treina atuais e futuros coachees na metodologia que permeia todo e qualquer atendimento de coaching e oferece o que há de estudos em algumas metodologias mais recentes em life coaching, executive coaching, adversity coaching, coaching de equipe, etc.

VALE A PENA FAZER?
Para descobrir se está na hora de fazer este tipo de desenvolvimento, é preciso refletir. Você tem algum comportamento que gostaria de mudar? Este comportamento está atrapalhando sua vida ou seu desempenho? De forma geral, quanto custaria um treinamento em instituição séria e reconhecida para desenvolver esta competência? Se a resposta para a maior parte dessas perguntas for sim, está na hora de você buscar um coach. Siga confiante e boa sorte!

Cíntia Bortotto é Consultora de RH e Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Bombril - www.cintiabortotto.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;