Cultura & Lazer Titulo
Letícia Colin vibra com papel 'bombante'
Nino Sato
Da TV Press
05/10/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Certas violências são difíceis de serem encaradas. Mesmo na ficção. Por isso, Letícia Colin se surpreendeu quando soube que sua personagem Vivi, de Chamas da Vida, da Record, seria vítima de um pedófilo. A atriz não sabia que um tema tão pesado seria abordado na trama de Cristianne Fridman e se assustou quando recebeu o roteiro das cenas.

"Estávamos gravando há três semanas quando me avisaram. As cenas começaram a chegar e eu ficava angustiada quando as lia, porque é um assunto muito delicado e grave", opina a atriz de 18 anos, que acreditava que a função de sua personagem seria apenas a de ajudar a contar a história de Pedro, vivido por Leonardo Brício, o protagonista.

Mesmo assim, Letícia elogia a forma como o assunto é abordado na novela. "O texto é um primor. Verdadeiro, corajoso e sem pudores. Ao mesmo tempo, tem a elegância que a TV exige", acredita. Para se inteirar sobre o assunto, a atriz fez pesquisas por conta própria na internet e logo teve noção da responsabilidade que teria ao tratar do tema, que nunca havia sido dramatizado em uma novela. "Fiquei abalada com o que li na internet. Tenho pavor deste crime. Minha mãe sempre me alertou muito sobre isso", conta.

Na trama, Vivi tem 15 anos e é irmã de Pedro, Antonio e Rafael, interpretados por Leonardo Brício, Dado Dolabella e João Vithor, respectivamente. Os quatro irmãos são órfãos de pai e de mãe, o que faz com que Vivi se sinta a ‘mulher da casa'. Porém, a personagem tem características ingênuas e se envolve com o pedófilo Lipe, de André Di Mauro, que conheceu na internet.

Vivi começa a mentir para o irmão mais velho e diz que seu namorado é um professor particular de matemática. A relação segue adiante até que a garota é violentada pelo sujeito. "É uma relação de dominação. Minha personagem tem uma história de vida meio limitada, é alguém que nunca namorou. Então ela não sabe o que é certo e o que é errado", explica.

Nascida em Santo André, Letícia estreou na teledramaturgia quando tinha 10 anos, no seriado Sandy & Júnior, em que vivia a patricinha Glorinha. A atriz teve de se mudar com a mãe para Campinas, onde o seriado era gravado. Quando seu contrato terminou, voltou para Santo André.

Ousada, a jovem, que na época tinha 12 anos, ligou para um dos produtores de elenco do programa e pediu um novo papel. Orientada pelo produtor, Letícia enviou uma fita com algumas cenas de Sandy & Júnior. Uma semana depois, foi convidada para ingressar no elenco de Malhação, em que viveu Kailani, uma surfista. "Não acreditei quando me retornaram dizendo que tinham um papel para mim. Estava muito feliz de ter trabalhado e não queria parar."

Enquanto gravava Malhação, a atriz fez testes para ser apresentadora do TV Globinho e, quando saiu do seriado, foi chamada para apresentar o programa. Após a experiência como apresentadora, Letícia fez Floribella, na Band, em que interpretou a DJ Marta.

Em 2007, recebeu uma proposta de apresentar um programa na mesma emissora, mas optou em migrar para a Record, que ofereceu um contrato mais longo. "Na semana que eu assinaria o contrato com a Band, me ligaram da Record. Queria morar no Rio e continuar na dramaturgia, então optei pela emissora." Já na nova casa, fez Luz do Sol, em que viveu outra surfista, Heloísa.

Atualmente, Letícia faz faculdade de Jornalismo e tenta levar uma vida normal. Devido aos trabalhos na TV, a atriz diz que não teve muito tempo para sair com os amigos e criar relações quando era mais nova. "Estou buscando isso agora. Acho importante para o ator ter experiências simples, como dormir na casa de uma amiga", conta a atriz, que vive um momento bom também na profissão.

"Tenho muita sorte. Espero que continuem aparecendo desafios. Adoro coisas polêmicas. Quero fazer outra personagem ‘bombante'."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;