Economia Titulo
Vendas do varejo têm alta de 9,8% até agosto
Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
11/09/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


O comércio varejista brasileiro está seguindo um rumo considerado promissor neste ano para especialistas do Serasa. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a entidade levantou que as vendas cresceram 9,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, o varejo especializado – como lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção – registrou aumento de 12% nas vendas, ante os oito primeiros meses de 2006.

Já o volume de vendas nos hipermercados, supermercados, varejo alimentício e de bebidas, foi inferior ao do varejo especializado. De acordo com a mesma base de comparação (os oito primeiros meses) o incremento foi de 7,5%.

Os analistas do Serasa apontam a expansão do crédito, com juros menores e prazos mais longos nos parcelamentos, como o principal fator que estimulou o crescimento os negócios do varejo no acumulado de janeiro a agosto.

Em agosto - As vendas no oitavo mês do ano tiveram alta de 9,2% ante o mesmo mês do ano passado, o mesmo registrado pelo varejo especializado.

Já no segmento de hipermercados, supermercados, varejo de alimentos e bebidas, o incremento foi de 9,1% na mesma base de comparação.

De acordo com a instituição, o Dia dos Pais foi o responsável pelo ligeiro acréscimo nas vendas do varejo especializado no mês de agosto de 2007 em relação agosto do ano passado. Quando comparadas a julho de 2007, as vendas cresceram 4,1%.

No varejo composto pelos hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e bebidas, as vendas sofreram uma elevação de 5,9% e no varejo especializado, alta de 3,0%.

Dia dos pais - Durante o mês do Dia dos Pais, os lojistas contaram também com as liquidações de até 75% de desconto na coleção da estação outono-inverno para gerar resultados ainda mais positivos no período.

Os shoppings do Grande ABC cresceram na época aproximadamente 12% em vendas e 15% em público. Resultado que foram alcançados também no Dia das Mães e Namorados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;