Economia Titulo
Portugal Telecom pretende diversificar seus serviços
Por Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 15:30
Compartilhar notícia


Após oferecer linhas telefônicas fixas para 40% da populaçao de Portugal e digitalizar 98% de sua rede, a Portugal Telecom parte agora para a diversificaçao de serviços. O assessor de imprensa da operadora, Abílio Martins, afirma que a estimativa é de que os ganhos com multimídia representem 10% do total, nos próximos dois anos. A operadora tem atualmente 96,3% do mercado português de TV a cabo. Na programaçao há quatro canais brasileiros, como Bravo Brasil e GNT.

Recentemente, 2,5% das açoes da empresa foram vendidas para a Microsoft. Esse negócio foi realizado para permitir o lançamento da Net by TV, que oferece navegaçao na Internet, por meio da banda larga (alta velocidade). ``Com essa tecnologia será possível surfar na Internet utilizando o próprio aparelho de TV', diz Martins.

No Brasil, a Portugal Telecom abocanhou a operadora de telefonia celular em Sao Paulo, Telesp Celular, em 1998. A companhia também tem participaçao minoritária (19%) na Companhia Riograndense de Telecomunicaçoes (CRT), no Rio Grande do Sul, e na Telesp fixa (Telefônica) e na Embratel. Os investimentos no país somam até agora US$ 3,6 bilhoes. Martins diz que a Portugal Telecom nao está preocupada com as dificuldades enfrentadas pela Telefônica no país. ``Nossa participaçao na operadora é apenas financeira, mas a gestao é totalmente independente.'

A operadora nao esconde o interesse de continuar investindo em países de língua portuguesa, ou mercados emergentes. Também nao teme a concorrência das gigantes européias que acabaram de se unir: a Deutsche Telekom e a Telecom Itália. Além do Brasil, a Portugal Telecom está na Africa, China e Macau. Agora, a operadora prepara-se para disputar concessao de telefonia em Marrocos. ``O mercado potencial é grande porque a densidade telefônica por habitante é baixa: fica entre 5% e 10%'.

Entre os dias três e seis de maio estará ocorrendo pela primeira vez no Brasil a reuniao do Conselho de Administraçao do Grupo Portugal Telecom, presidido por Francisco Murteira Nabo. A intençao é reforçar a manutençao de investimentos no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;