Sua Saúde Titulo
Arritmia cardíaca

Arritmia é um ritmo anormal dos batimentos cardíacos, podendo causar uma pausa temporária...

Por Leo Kahn
02/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Arritmia é um ritmo anormal dos batimentos cardíacos, podendo causar uma pausa temporária, ou o coração pode bater lentamente ou muito rapidamente. A maioria das arritmias não causa danos, porém algumas podem ser sérias e ameaçar a vida. Com arritmia cardíaca o coração pode não ser capaz de bombear sangue suficiente para o corpo, o que pode danificar o cérebro, coração e outros órgãos.

Existem dois tipos básicos de arritmias, a bradicardia quando o coração bate a menos de 60 batimentos por minuto e a taquicardia quando são mais de 100 batimentos por minuto.

Esses distúrbios causam nos Estados Unidos cerca de 450 mil casos de óbitos por ano e no nosso País cerca de 250 mil, ou seja, em média a cada 3 minutos ocorre uma morte súbita, superando as vítimas de Aids, câncer de mama e de pulmão.

Algumas doenças podem causar arritmias como: pressão alta, doença coronária, insuficiência cardíaca, hipotireoidismo, hipertiroidismo e doença reumática do coração.

Para algumas arritmias do tipo síndrome Wolff-Parkinson-White, o defeito cardíaco que causa a arritmia é congênito.

Antes de iniciar o tratamento, é necessário que o médico saiba qual o tipo da arritmia, como começa, em que local do coração é desencadeada e se é anormal. Exames como eletrocardiograma, holter de eletrocardiograma, testes de esforço são frequentemente usados no diagnóstico de arritmias.

 SINAIS E SINTOMAS

 Batimento cardíaco irregular;

 Palpitações cardíacas;

 Batimento cardíaco lento;

 Ansiedade;

 Fraqueza;

 Tontura;

 Visão turva;

 Dor de cabeça leve;

 Transpiração;

 Falta de ar;

 Dor no peito.

 Dicas

 Não fume;

 Evite bebidas alcoólicas.

 Muitas arritmias não ocasionam nenhum sinal ou sintoma;

 Controle seu colesterol e triglicérides;

 Mantenha sua pressão arterial sob controle;

 Cuidado com a doença coronária e insuficiência cardíaca;

 Faça exercícios físicos moderados;

 Diminua o uso de cafeína (café, chá preto, chá mate, alguns refrigerantes e energéticos);

 Não utilize drogas como cocaína, anfetaminas etc.

Os tratamentos mais comuns para arritmias incluem remédios, procedimentos médicos e cirurgia. O tratamento é necessário quando a arritmia causa sintomas sérios como tonteira, dor no peito e desmaio, ou quando ela aumenta a probabilidade de desenvolver complicações como insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco súbito.

Quando a pessoa perceber que seu coração está batendo de forma inadequada, deve procurar seu clínico geral ou um cardiologista para avaliação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;