Esportes Titulo
Esforço físico interferiu na causa da morte de Serginho
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
Raphael Ramos
Especial para o Diário do Grande ABC
31/10/2004 | 13:17
Compartilhar notícia


A antecipação da divulgação de detalhes do laudo da necropsia feita no jogador Serginho revelou que o esforço físico feito pelo atleta durante a partida contra o São Paulo, quarta-feira, no estádio do Morumbi, pode ter contribuído para sua morte. O médico da Federação Paulista de Futebol, Fernando Solera, que acompanhou o exame de necropsia do zagueiro na madrugada de quinta-feira, adiantou em entrevista à Rede Globo que a causa mortis foi choque cardiogênico. O laudo será divulgado em dez dias.

Para o médico Flávio Rocha Marques, coordenador dos cursos de ressuscitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ainda é cedo para dizer que o esforço físico foi o principal responsável pela morte do jogador, mas teve interferência. “Um atleta profissional está acostumado a situações como aquela, mas o esforço físico contribuiu para que ele tenha atingido aquele quadro”, disse.

Segundo Marques, o choque cardiogênico impossibilita o coração de manter a circulação sangüínea. “Nem sempre a circulação pára, mas diminui acentuadamente, o que faz com que o cérebro não receba oxigênio”, afirmou. As causas podem ser uma doença cardíaca ou uma arritmia (mudança na freqüência dos batimentos).

Nabil Ghorayeb, presidente da comissão de esportes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, estranhou a divulgação da causa mortis. “Falar apenas que foi choque cardiogênico é muito superficial. O laudo precisa ser melhor analisado. Normalmente choque cardiogênico acontece quando a pessoa sofre um infarto, mas ele teve uma parada cardíaca”, afirmou.

  Sem explicação – O São Caetano mantém o silêncio a respeito da morte do zagueiro Serginho. No sábado, a assessoria de imprensa do clube limitou-se a informar que “os jogadores voltam aos treinos na segunda-feira” e que caso houvesse algum pronunciamento oficial, um comunicado seria enviado. A expectativa era que após o retorno da diretoria de Coronel Fabriciano (MG), onde ocorreu o velório e sepultamento do corpo do jogador, os dirigentes dessem explicações sobre o caso, principalmente depois que o presidente Nairo Ferreira Souza admitiu que tinha conhecimento da doença de Serginho.

O São Paulo, dono do estádio do Morumbi, e o Hospital São Luiz, responsável pelo atendimento médico, se apressaram em explicar já na quinta-feira as ações realizadas no dia da morte, enquanto o São Caetano permaneceu sem comentar o caso.

A polícia abriu inquérito para investigar se houve negligência por parte do clube e o CRM (Conselho Regional de Medicina) avalia se houve erro no atendimento ao atleta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;