Política Titulo
Avamileno quer Mercadante mais colado no presidente Lula
Por Diego Sartorato
Especial para o Diário
02/09/2006 | 21:28
Compartilhar notícia


“Ainda não conseguimos colar o Mercadante no Lula”. A justificativa para o fraco desempenho do candidato petista ao governo do Estado é do prefeito de Santo André, João Avamileno (PT). Ele acredita que o partido precisa trabalhar duro se quiser ter esperanças de chegar ao segundo turno contra o tucano José Serra. “Falta uma estratégia melhor de campanha. Nós temos de direcionar a propaganda e mostrar que o Mercadante é do PT. Ele é 13, o Lula é 13. Com os dois eleitos, é melhor para governar.”

Além da falta de conhecimento do candidato entre o eleitorado, Avamileno também aponta o histórico conservador do Estado como um dificultador. “Temos de reconhecer que o Estado de São Paulo é mais conservador. Por isso, uma boa parte do eleitorado pode ter preconceito com o PT. Mas isso vem mudando bastante.”

Ao insistir na possibilidade de alcançar Serra, Avamileno parece estar torcendo por um milagre eleitoral em favor do candidato petista. “São Paulo sempre apresentou surpresa nos processos eleitorais. Vamos torcer para que haja uma surpresa como na eleição da Erundina (prefeita da Capital pelo PT 1989/1992) e com a Marta (Suplicy) em 1998, que quase foi para o segundo turno”.

Licença – A situação de Mercadante é difícil, mas Avamileno promete não se licenciar do cargo de prefeito para trabalhar em nenhuma campanha, nem mesmo pela reeleição de Lula, como fez o prefeito licenciado de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), que assumiu a tesouraria da campanha do presidente. “Eu não teria aceitado o convite. Vou continuar fazendo campanha como posso, nos horários de folga e nos fins-de-semana.”

Avamileno acredita que seu envolvimento direto na campanha de Mercadante ou Lula poderia ser prejudicial. “Santo André é uma cidade que não deve nada a ninguém, mas ainda é muito visada por conta do episódio da morte do saudoso Celso Daniel (PT, prefeito de Santo André morto em 2002).”

Questionado sobre uma possível vaga na equipe, caso Lula seja reeleito presidente, Avamileno só garante que não deixará a Prefeitura antes de 2008. “Se, depois de terminado meu mandato, eu for convidado, posso pensar. Antes disso não. A resposta definitiva só no momento”, diz.

Luizinho – Outro candidato do prefeito que passa por um momento delicado é o deputado federal Professor Luizinho (PT), que tenta se reeleger depois de uma série de denúncias de envolvimento no caso do mensalão e em caixa 2. “O Luizinho está superando essa dificuldade. Acredito na reeleição dele. Ele já provou que não estava envolvido. Há muita compreensão por parte dos eleitores.”

O prestígio do deputado é tão grande com Avamileno que ele é até apontado como um dos nomes fortes que pode concorrer à sucessão na Prefeitura de Santo André. “Há diversas pessoas com capacidade para serem candidatas em 2008: Luizinho, Siraque (o deputado estadual Vanderlei) , Ivete (Garcia, vice-prefeita)... Como prefeito atual tenho uma enorme responsabilidade nisso, mas não vou dar essa dica agora. Não é o momento. Este é o momento de cuidar da eleição do Lula.” (Supervisão de Arthur Lopez)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;