Internacional Titulo
Mais um furacão se aproxima da Flórida
Por Da AFP
05/09/2004 | 23:00
Compartilhar notícia


O furacão Frances provocou temporais ao passar pelo Estado americano da Flórida, mas perdeu intensidade e foi rebaixado este domingo à categoria de tempestade tropical, após arrancar árvores e deixar milhões de pessoas sem eletricidade. Enquanto isso, os habitantes da Flórida receberam com preocupação a notícia sobre a aproximação de outro furacão, o Ivan, que se encontra a 1.350 km de Barbados, onde as autoridades decretaram estado de alerta.

O Ivan, oitavo furacão a se formar na atual temporada, tem ventos de 205 km/h e poderá atingir a Flórida ainda esta semana. Já o Frances poderá ganhar força enquanto se dirige ao Golfo do México, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), com sede em Miami.

O Frances não deixou vítimas, mas autoridades anunciaram que uma pessoa morreu em um acidente causado pela chuva na estrada que passa por Boca Ratón.

Os americanos que vivem na costa atlântica da Flórida verificaram neste domingo a devastação causada pelo Frances na noite anterior. Os aeroportos do sul do Estado foram reabertos, mas os habitantes do centro e noroeste da Flórida se preparam para a chegada da tempestade tropical.

Centenas de árvores foram arrancadas, e semáforos e fios de alta tensão foram destruídos em grande parte do Estado. Equipes de emergência deslocaram-se para as áreas atingidas pela manhã.

As companhias de eletricidade trabalhavam para que o serviço fosse restabelecido nos lares de cerca de 2 milhões de pessoas que ficaram sem luz. Algumas rádios afirmam que este número chegou a 4 milhões.

Em Miami, os habitantes retomam aos poucos à rotina. Muitas pessoas deixaram os abrigos e voltaram para casa, enquanto as atividades no aeroporto eram retomadas lentamente.

A categoria do Frances é agora 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, informou o NHC. Mas os especialistas temem que ele ganhe força no oceano e atinja o noroeste da península, entre St. Marks e o condado de Walton, explicou o chefe dos serviços de meteorologia, Ben Nelson.

O Frances atingiu à 1h local (2h de Brasília) a cidade de Sewall's Point, no condado de Martin, próximo de Palm Beach, com ventos de 165 km/h, segundo o NHC. A área está sob toque de recolher, para evitar vítimas e roubos.

Na costa oeste da Flórida, os fortes ventos obrigaram as autoridades a fechar os aeroportos de Tampa International e St. Petersburg-Clearwater.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;