Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

TJ-SP vai criar vara da defesa da mulher em São Bernardo

Claudinei Plaza/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Setor específico, com promessa de entrega no fim do ano, deve ter juiz titular para cuidar de casos


Da Redação
Do Diário do Grande ABC

24/08/2021 | 00:42


O presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, autorizou a criação da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na comarca de São Bernardo.

Em 2019, houve movimento de diversos segmentos da sociedade civil da cidade solicitando ao TJ-SP que houvesse um setor especializado na condução de casos de violência contra as mulheres. A confirmação veio neste mês por parte da corte.

Entre os presentes estavam o juiz titular da 3ª Vara Criminal do município, Edegar de Souza Castro. À ocasião do pleito, ele lembrou a boa receptividade do pedido, explicando que, diferentemente de um anexo, que recebe os processos de uma forma separada, a vara de violência doméstica possui um juiz titular e concentra todos os atendimentos necessários às vítimas.

O plano é instalar o setor no mesmo imóvel que da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) 24 horas do município, unindo ainda Defensoria Pública, Ministério Público, acompanhamento psicológico para as vítimas – criando, assim, um centro integrado de atendimento à mulher e à pessoa menor de 14 anos.

Líder do governo de Orlando Morando (PSDB) na Câmara, Ivan Silva (PP) estava na comitiva que pediu a instalação do departamento jurídico, como representante do Legislativo. “A requisição, demanda urgente e pedido recorrente da população, foi aceita na última semana, quando o presidente da corte, o desembargador Geraldo Francisco, assinou e autorizou a instalação. Vale lembrar o papel importante da comissão especial em combate à violência contra a mulher, que foi criada na Câmara, o que contribuiu bastante para esta conquista”, pontuou Ivan. “Até o fim do ano, seguindo os planos do município e do TJ-SP, a vara será instalada na nossa cidade”, projetou o vereador.

No ofício de pleito para instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, foram apresentados os dados sobre violência doméstica de São Bernardo: entre 2017 e 2018, foram instaurados 2.161 inquéritos para apurar esse tipo de crime.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;