Turismo Titulo 2 em 1
No Dia da Educação, conheça 7 lugares no Brasil para os amantes de literatura
Por Redação
Do Rota de Férias
28/04/2021 | 15:23
Compartilhar notícia
Divulgação


O Dia da Educação, 28 de abril, pode servir de inspiração para os fãs de literatura programar diversas viagens pelo Brasil. Há diversas opções nos grandes centros, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e em cidades menores espalhadas por todo o país.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Viagens inspiradas no Dia da Educação

Confira sete lugares no Brasil que merecem ser visitados em homenagem ao Dia da Educação, todos eles perfeitos para quem gosta de ler.

  • Rio de Janeiro (RJ)

Divulgação – Riotur
Dia Mundial da Educação: Biblioteca Nacional

 

O Centro do Rio de Janeiro reúne joias como a Biblioteca Nacional, cujo acervo calculado em 9 milhões de itens contempla diversos livros trazidos pela corte portuguesa ao Brasil. Outro local que merece a visita na região é o Real Gabinete Português de Leitura, de 1887, que foi inaugurado com a presença da Princesa Isabel e reúne lindas prateleiras repletas de obras históricas.

  • Cidade de Goiás (GO)

A casa da poetisa Cora Coralina na Cidade de Goiás, a cerca de 170 km de Goiânia, transformou-se em um delicioso museu. Em meio a móveis antigos e cômodos simples, é possível ver e sentir como vivia Cora, que também era doceira.

Aluguel de carro mais barato? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.

  • Cachoeiro do Itapemerim (ES)

Quem vai a essa pequena cidade do Espírito Santo se depara com um casarão clássico, verde e branco, nas esquinas das ruas 25 de Março e José Gardoli. Antiga residência de Rubem Braga, o local se transformou em um museu dedicado ao escritor. Destaque para o belíssimo pé de fruta-pão no quinta, um local perfeito para celebrar o Dia Mundial da Educação.

  • Ilhéus (BA)

Quem caminha por Ilhéus, no sul da Bahia, sente-se transportado diretamente para uma das histórias de Jorge Amado. O escritor empresta seu nome a um grande trecho do Centro Histórico, onde é possível visitar palácios, igrejas, teatros e até o local que teria inspirado a casa de Tonico Bastos, personagem de “Gabriela, Cravo e Canela”. Os amantes da literatura também não podem deixar de visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, o Bataclan e o Bar Vesúvio.

Reserve tours, ingressos e transfers antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

  • Itabira (MG)

Terra de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, Itabira rende um ótimo passeio para os fãs de literatura. Ali é possível conhecer a casa onde o escritor nasceu e um memorial projetado por Oscar Niemeyer. No Museu de Território Caminhos Drummondianos há diversas placas-poemas de Drummond que referenciam fatos, locais e personagens retratados em suas histórias.

  • Cordisburgo (MG)

O Museu Casa Guimarães Rosa fica na residência em que o escritor nasceu, em Cordisburgo, no interior de Minas Gerais. Tombado, o casarão abriga um acervo composto por objetos de uso pessoal, doméstico e profissional de Guimarães Rosa, bem como fotografias e originais manuscritos e datilografados.

Reserva de hotéis, pousadas e casas de aluguel. Compare e confira aqui as melhores opções no Brasil.

  • Casa das Rosas (SP)

Na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo, são realizados, quando não há restrições, saraus e diversos movimentos artísticos ligados, principalmente, a poesia e literatura. O casarão erguido em 1930 na Av. Paulista reúne ainda um acervo com 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos. Mais um lugar perfeito para celebrar no Dia da Educação, 28 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;