Cultura & Lazer Titulo
Vera Cruz faz especial de Independência
Por Ângela Corrêa
Diário do Grande ABC
05/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Em continuidade à abertura de temporada, a Filarmônica Vera Cruz apresenta no do Dia da Independência, na quarta-feira, concerto em que toca na íntegra obra composta por Dom Pedro I (1798-1834). A apresentação será realizada na Chácara Silvestre, em São Bernardo, a partir das 11h.

O Imperador, assim como muitos dos integrantes da Corte portuguesa, era apaixonado por música e recebeu aulas. O resultado de suas incursões como compositor, tem canções como o Hino da Independência, além de inúmeras peças para violão.

O Credo, que a Filarmônica Vera Cruz apresenta no feriado, é a maior peça musical de sua autoria e também é considerada a mais ambiciosa, já que prevê ser executada por orquestra e coro. A canção, cuja partitura era mantida na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, foi recentemente restaurada.

Para esta apresentação, a orquestra, regida pelo maestro Júlio Medaglia, receberá o coro Collegium Musicum de São Paulo.

TEMPORADA
A temporada 2011 da Filarmônica Vera Cruz começou em agosto, por ocasião das comemorações de aniversário de São Bernardo, e deve seguir semanalmente até dezembro. A ideia é organizar concertos em diversos equipamentos culturais da cidade. Até então, a orquestra só tinha se apresentado duas vezes ao grande público, em agosto do ano passado.

Além das apresentações na cidade de origem, já há concertos marcados em Campos do Jordão e em São Paulo.

Concerto da Independência Quarta- feira (7), às 11h. No Parque Chácara Silvestre - Av. Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis, São Bernardo. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;