Cena Política Titulo
Tudo em casa

Um pedacinho do Nordeste na Câmara de São Bernardo. Assim foi parte da tumultuada sessão de ontem, que teve quase de tudo.

Do Diário do Grande ABC
13/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Um pedacinho do Nordeste na Câmara de São Bernardo. Assim foi parte da tumultuada sessão de ontem, que teve quase de tudo. Fora do esquadro político (sobre esse assunto, leia reportagem nesta página), o destaque ficou por conta da visita do vice-prefeito, Frank Aguiar (PTB), ao Legislativo. O petebista foi atraído pelo café da manhã oferecido pelo vereador Matias Fiúza (PT), que tinha no cardápio baião de dois, comida típica do Ceará, terra natal do petista - nasceu na cidade de Várzea Alegre. Já Frank, também defensor da cultura nordestina, é oriundo de Itainópolis, no Piauí. Ficou tudo em casa. Ainda na plenária da manhã de ontem (a qual perdurou até às 18h), Fiúza foi um dos protagonistas de outra situação inusitada. Quando a sessão era paralisada, o petista assistia, pelo celular, ao jogo do Corinthians pelo Mundial de Clubes da Fifa (venceu o Al Ahly, do Egito, por 1 a 0), juntamente com os parlamentares Juarez Tudo Azul (PSDB), Ivanildo de Santana (PTB) e Luizinho (PT). Fiúza, claro, trajado com a camisa do alvinegro do Parque São Jorge. Mas fiquem tranquilos, vereadores, a próxima partida do Timão é no domingo (final do torneio), quando estarão de folga e nada vai incomodá-los, nem o trabalho.

Unanimidade

O vereador de Diadema Milton Capel (PV) pode até ter boas intenções com o projeto de lei que extingue a outorga onerosa, mas tem sido unanimidade a aversão à proposta. Depois do prefeito Mário Reali (PT) criticar a ideia, agora é a vez de o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB local, Virgílio Alcides de Farias, reprovar a matéria. "É viciado e indutor de graves danos socioambientais e na contramão da cidade sustentável", diz o advogado. "Por causar impactos ambientais, é obrigado ser analisado e deliberado pelo Conselho do Meio Ambiente, conforme dispõe o artigo 197 da Lei Orgânica", completa.

Auxílio-moradia

Será votado na sessão de hoje, em Diadema, aumento do auxílio-moradia, de R$ 350 para até R$ 500 por mês. O benefício existe desde 2005 e é destinado ao pagamento de aluguel de imóvel a famílias em situação de risco.

Será que não?

O prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), tem dito que não participará de articulação para garantir a presidência da Câmara ao grupo governista. Mas, na prática pode não ser bem assim. Uma mostra de que o peemedebista pode influenciar no processo foi dada na sessão de terça-feira, quando intermediou conflito entre Sidão da Padaria (PSB) e Cabo Dias (PV). Após conversa com o futuro chefe do Executivo, ficou tudo em paz entre o socialista e o verde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;