Setecidades Titulo Mesmas regras
Grande ABC segue na fase amarela do Plano São Paulo

Região retrocederia só se ocupação das UTIs chegasse a 70%; sete áreas do Interior regrediram

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
16/01/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


O Grande ABC segue na Fase 3 (amarela) do Plano São Paulo, que determina as diretrizes para reabertura da economia na pandemia. O anunciou foi feito ontem pelo governador João Doria (PSDB). Sete regiões do Interior (Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté) voltaram à Fase 2 (laranja). Apenas Marília está na fase vermelha. A determinação entra em vigor a partir de segunda-feira.

“A reclassificação estava programada para o dia 5 de fevereiro, mas a pandemia se acentuou e estamos lidando com a segunda onda no nosso País. Por isso, tivemos de tomar medidas de cautela para proteger vidas em São Paulo e adiantamos essa reclassificação. É uma medida para evitar a lotação dos hospitais”, justificou Doria. “Nós vamos voltar a trazer a recomendação de endurecimento de medidas restritivas nas cidades que estão com uma ocupação nos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) acima de 80%”. 

Enquanto na fase na vermelha apenas os serviços essenciais podem funcionar, a fase laranja permite, com restrições, o funcionamento de todos os setores, com exceção de bares. A capacidade de ocupação dos locais é de 40% e o horário de funcionamento permitido é de oito horas diárias.

A ocupação de leitos de UTIs da Grande São Paulo, que inclui o Grande ABC, é de 69%. A região só retrocederia à fase laranja caso atingisse 70%. O governo garantiu que irá aumentar 186 leitos nestas regiões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;