Memória Titulo Memória
Os prefeitos em versos satíricos...

Saladino Cardoso Franco, Armando Setti, Estácio Pessoa, Justino Paixão, Felício Laurito, Décio de Toledo Leite, Armando Rosa... Uma fieira de prefeitos na região, na virada da Velha para a Nova República

Por Ademir Medici
06/12/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


CHACOTA

Confiram estes versos – publicados em 8 de outubro de 1939 pelo jornal O São Bernardo. Eles falam dos prefeitos da região acima relacionados:
Antigamente mandava um homem ‘franco’.
Depois um cafezinho tipo 7.
Veio ‘Ele’ em ‘pessoa’; levou tranco.
E a comédia do Paixão virou ‘sketch’.
Feliz Felício, pela corte aceite.
Sofreu uma campanha clamorosa...
E o mau andou por a ‘toledo’ e mar de ‘leite’.
Mas agora vai andar num mar de ‘rosa’.

A II Guerra.
O Estado Novo.
Contrastes administrativos.
Quem seria o novo prefeito?


171 – Sim, o delegado de polícia Armando Ferreira da Rosa era o novo prefeito do agora município de Santo André, com abrangência sobre toda a região. Outra nomeação do governador, interventor estadual, Adhemar de Barros, datada de 22 de setembro de 1939.
172 – Apesar da bajulação do jornal, Armando da Rosa pouco acrescentou à vida político-administrativa da região, que sofria com os efeitos da II Guerra Mundial, como de resto todo o País e o mundo em geral.
173 – No Brasil, a 27 de setembro de 1939, Getúlio cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). A principal função do órgão era censurar os meios de comunicação.
174 – Em 1940, O Estado de S. Paulo é acusado de conspiração contra o Estado Novo. O jornal é invadido a 25 de março e pelos cinco anos seguintes passa a pertencer ao governo.
175 – Em abril de 1940, a polícia desmantela o que restava do Partido Comunista, que não entregará os pontos. A 1º de maio instituiu-se o salário mínimo. E a 11 de junho Getúlio faz discurso francamente favorável ao fascismo.
176 – Em 8 de julho de 1940 o governo estabelece, por decreto, o imposto sindical.
177 – A vida política doméstica vivia ofuscada pelos acontecimentos maiores da Nação e do mundo. A censura à imprensa era terrível. As notícias vinham deturpadas. Em meio a tudo logo surgiriam boatos de articulações dos distritos de Santo André para a obtenção de emancipação. Pior: a própria sede do município, Santo André, corria o risco claro de incorporar-se à Capital, levando de quebra São Caetano.
178 – O prefeito Armando da Rosa fazia um governo discreto, burocrático, sem altos e baixos e nada realiza em termos de obras públicas.
179 – Agosto de 1940. A administração Rosa caminhava para o fim. De um lado, o prefeito impunha economia feroz. Proibia a compra de querosene para destruir focos de mosquitos e até de sabão para no centro de saúde se lavar as mãos. De outro lado, dizia-se, o gasto em automóveis, material, gasolina e lubrificantes na Garagem Municipal era de centenas de contos de réis.
180 – São Bernardo e São Caetano davam sinais claros de que queriam autonomia. Iniciava-se o esboço do perfil do homem que deveria governar Santo André e todos os distritos – que formam o Grande ABC dos nossos dias. Armando Rosa veio de Santos, o próximo prefeito, nomeado, viria de Botucatu.

Diário há meio século

Domingo, 6 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1403

- Terminada a apuração das eleições legislativas, o regime militar tornava público, via Ministério da Justiça, o desejo de equacionar as questões políticas com base na realidade do País.
Santo André – Prefeitura realizava concorrência pública para a construção do novo prédio do Fórum, no Centro Cívico. A primeira concorrência foi anulada. Nesta segunda tentativa, sete firmas concorrem.
Vestibular – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André: 2.498 disputam 820 vagas.
ETE – Governo cogita reformar o sistema político.

Em 6 de dezembro de...

1745 – Criado os Bispados de São Paulo e Mariana, em Minas Gerais. Para São Paulo é nomeado o bispo Bernardo Rodrigues Nogueira.
1915 – Santo André cobra da Companhia Inglesa o alargamento da estação ferroviária; movimento de passageiros cresce, principalmente aos domingos.
1955 – Carrossel Musical foi o título do festival dançante realizado dia 2 no clube Comercial de São Caetano.
Desfilaram 33 modelos, entre as quais Ethel Chiaroni, Miss São Paulo 1955.
- O Brasil em estado de sítio: estabelecida censura à imprensa.
1985 – Termina a greve dos moinhos em Santo André; param os vidreiros.
- Metrô anuncia a construção de seis terminais no sistema trólebus da região: Sonia Maria, Santo André (Leste e Oeste), Central e Ferrazópolis em São Bernardo, Piraporinha e Central em Diadema, na antiga garagem da Viação Diadema.


Hoje

- Dia da Extensão Rural no Brasil. Data da criação da modalidade em 6 de dezembro de 1948, no Estado de Minas Gerais.


Santo do Dia

Nicolau (Ásia Menor, 250 – Turquia, 326). Também conhecido por Nicolau de Mira e de Bari. Padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;