Memória Titulo
E Rio Grande da Serra ganha a sua primeira SAB...

Há 30 anos, Rio Grande da Serra ganhava a sua primeira SAB (Sociedade Amigos de Bairro), no Jardim Santa Tereza. A oficialização da entidade...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos, Rio Grande da Serra ganhava a sua primeira SAB (Sociedade Amigos de Bairro), no Jardim Santa Tereza. A oficialização da entidade foi em praça pública, com palanque armado, presença da banda da Polícia Militar de Santo André, discursos do então prefeito Aarão Teixeira e do representante do governador do Estado, Salvador Lo Turco, assessor da Casa Civil.

Como primeiro presidente da SAB, tomou posse Fernando Coelho dos Reis.

A ideia da formação da SAB surgiu em outubro de 1979. O Jardim Santa Tereza estava abandonado. Era preciso fazer alguma coisa, num momento em que a sociedade civil se organizava em todas as cidades, em tempos de questionamento do regime político e de manifestação dos metalúrgicos.

Há 30 anos, o Jardim Santa Tereza era um loteamento ainda irregular. Os primeiros compradores de lotes já haviam saldado todas as prestações, mas as escrituras não saíam - e esta era a principal reivindicação.

Abertura de novas ruas, iluminação pública, calçamento das vias de acesso eram outras demandas. Por isso, a festa de oficialização da SAB, naquele domingo, 9 de março de 1980, foi uma luz. O próprio prefeito, Aarão, inscreveu-se como integrante da sociedade em formação.

TRINTA ANOS DEPOIS...

1 - A SAB do Jardim Santa Tereza está na ativa, com salão social e quadra na Avenida São Paulo, junto ao Parque dos Ipês. Possui salão comunitário e quadra esportiva. Pavimentação de ruas, posto de Saúde, duas creches, redução do IPTU foram algumas das conquistas da comunidade.

2 - O problema da regularização das escrituras foi solucionado apenas em parte, já que os lotes foram subdivididos e não alcançam os padrões mínimos legais.

3 - Fernando Coelho dos Reis, primeiro presidente da SAB, mudou para o Paraná, mas já está de volta ao bairro.

4 - Foi no Jardim Santa Tereza que nasceu o Carnaval de rua moderno da cidade, com a Escola de Samba Corações Unidos, liderada pelo carnavalesco Valter Ferreira da Silva.

5 - Na área cultural, destaca-se, ao lado do Carnaval, a festa junina, realizada na Avenida São Paulo.

6 - Além de Aarão Teixeira, irmão do atual prefeito, Adler Alfredo Jardim Teixeira (o Kiko), outros dois ex-prefeitos de Rio Grande da Serra foram associados da SAB: José Carlos de Arruda e Expedito de Oliveira.

5 - O vereador do bairro é Cláudio Manoel de Melo (PT), o Claudinho Geladeira. Ele nasceu em Caruaru (PE), em 11 de setembro de 1965. Veio com a família para São Paulo ainda menino. Morou na Vila Palmares, em Santo André, e está na Vila Santa Tereza desde 1977. Por 10 anos presidiu a SAB. Hoje exerce o terceiro mandato de vereador.

Trabalhadores

Nascem em 1º de abril:

1898 - José Furlan. Natural de Socorro (SP). Associado nº 1.055 do Sindicato dos Químicos. Industriário da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Chile, 127, Parque das Nações.

1926 - Jordão da Silva. Natural de Mococa (SP). Associado nº 723 do Sindicato dos Químicos. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Antonio Bastos, 337, Santo André.

Fonte: 1º livro geral de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia Mundial da Juventude, Dia do Trote, Dia da Mentira e

Dia do Humorismo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

São Miguel Arcanjo. Elevado a município em 1º de abril de 1889, quando se separa de Itapetininga.

Arealva. Instalado em 1º de abril de 1949, na região de Lençóis Paulistas

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 1º de abril de 1980

Manchete - Cabe à DRT decidir sobre a greve; a primeira empresa que teve suas máquinas paralisadas foi a Siderúrgica Coferraz, em Utinga, às 22h30 de domingo

Editorial - O momento é de ponderação

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Greve, ações da Vale e moedas.

Futebol - Jogos da Segunda Divisão envolvendo equipes do Grande ABC: no domingo, na Rua Javari, Nacional 1, Aliança 1; em Santos, Portuguesa Santista 0, Santo André 2; em Bragança Paulista, Bragantino 1, Saad 0.

EM 1º DE ABRIL DE...

1895 - Vereador Gustavo Rathsan indica à Câmara Municipal de São Bernardo a colocação de quatro lampiões na Rua Dr. Flaquer, dez na Rua Marechal Deodoro, três na Rua Américo Brasiliense, três na Rua Bela Vista e dois na Rua Municipal, localizadas na Vila de São Bernardo.

1970 - Fundado o Mocidade FC, de Mauá.

1970 - A indústria ceramista Cerqueira Leite, de Mauá, encerra suas atividades.

Turma da Esquina e do Napolitano

Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias

José Carlos Turazza nasce em 1º de abril de 1951.

SANTOS DO DIA

Hugo de Grenoble, Ludovico Pavoni e Teodora.

Na estampa, Santo Hugo. Faleceu na França em 1132. Durante 52 anos foi bispo de sua cidade.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;