D+ Titulo No streaming
Atualizada, série 'Pequenos incêndios por toda parte' extrapola assuntos do livro
Por
14/06/2020 | 07:18
Compartilhar notícia
Divulgação


Pouco antes de as manifestações pelo fim do racismo e da brutalidade policial explodirem pelo mundo, estreava Little Fires Everywhere (Pequenos Incêndios por Toda Parte), série do Hulu, plataforma de serviço de streaming pertencente à Disney - no Brasil, está disponível na Amazon Prime. Baseada no romance homônimo de Celeste Ng, lançado originalmente em 2017, a produção tornou-se um enorme sucesso. Como toda adaptação, as comparações são itens obrigatórios, mas a linha guia presente nas duas obras é ainda mais importante e já dá o tom desde o começo.

Protagonizada e produzida por Reese Witherspoon e Kerry Washington, a história é ambientada na década de 1990, na cidade de Shaker Heights e gira em torno do encontro de duas famílias completamente diferentes, lideradas por Elena Richardson (Witherspoon) e Mia Warren (Washington).

Logo no primeiro episódio, as diferenças entre as duas protagonistas são escancaradas e servem de fio condutor da trama. De um lado, uma mulher controladora que, ainda nova, já tinha planejado toda sua vida (a ponto de medir até a quantidade de vinho que toma) e, do outro, uma mulher orgulhosa, com um passado misterioso e sem amarras.

Em uma das cenas mais impactantes, Elena e sua família observam sua mansão arder em chamas, ao mesmo tempo em que constatam o sumiço da caçula, Izze (Megan Slott), sinalizando que ela pode ser a responsável pelos "pequenos incêndios por toda parte", constatados pelos bombeiros.

Nesse momento, a história recua ao passado, retornando quatro meses no tempo e permitindo que espectador conheça melhor as protagonistas. De um lado, Elena, mãe rica e branca com quatro filhos que sempre tiveram acesso ao conforto; do outro, Mia, também mãe, artista, negra e pobre, que se muda constantemente, sem criar raízes por onde passa.

A chegada de mãe e filha a Shaker Height vai marcar definitivamente a rotina da família Richardson. Trata-se de um subúrbio calmo, auto centrado em suas próprias regras e planejamento, da cidade de Cleveland, onde as casas têm rígido padrão de pintura e o lixo é escondido no fundo das casas, para não ser visto. Além disso, a altura da grama nos jardins é controlada e as escolas são consideradas modelos a serem seguidos, muda para sempre a vida da família Richardson.

A colisão de duas trajetórias tão distintas permite que a série ganhe relevância ao tratar das temáticas racial, sexual e de gênero com mais densidade que as observadas no livro.

A história aborda os desafios da maternidade em uma época em que a emancipação feminina chegou ao ponto máximo, revelando a crua realidade de mães que precisam sobreviver à sua maneira, enquanto tomam consciência do peso de suas decisões na criação dos filhos.

Nesse momento, a diferença principal entre livro e série já se impõe - Celeste Ng criou Mia e Pearl como personagens brancas, principalmente pelo seu lugar de fala. A própria autora, em entrevista ao jornal New York Times, revelou sua satisfação pelo fato de a série apresentar a temática racial de uma forma que ela mesma não abordou.

Na série, o contraste não se dá apenas por questões sociais: a produção ganha uma camada mais densa e complexa nas diferenças entre as protagonistas. A sexualidade de Izzy (Megan Stott), tanto no livro como na série, é apresentada como a da filha rebelde que faz tudo para desafiar o que a mãe fala. Na série, a filha caçula tem sua sexualidade colocada em foco quando sofre bullying na escola por ter supostamente se insinuado para a melhor amiga.

Outra diferença é o motivo que explica a desavença entre mãe e filha. A série evidencia que Elena não planejava a gravidez da filha rebelde, pois tinha acabado de voltar a trabalhar depois do nascimento de Moody, seu terceiro filho. No livro, o embate entre as duas se dá principalmente pelas diferenças de personalidade: entre a jovem mais aberta e a mãe muito controladora, ainda traumatizada pela fragilidade de Izzy, que nasceu prematura.

Tanto a série como o livro informam que Mia estudou em uma famosa escola de artes em Nova York. Suas habilidades fotográfica e artística chamaram a atenção de Pauline Carlson (Anika Noni Rose), que logo se tornou sua mentora. Nesse ponto, surge uma distinção entre as obras: na série, além de mentora, Pauline logo desperta sentimentos por sua protegida e elas se tornam amantes. Na obra literária, aluna e professora se tornam boas amigas, construindo uma ligação apenas de aprendiz e mestre.

Na obra, Izzy se revolta com a forma como sua família tratou Mia e Pearl e, antes de fugir, inicia o incêndio que destruiu a casa, com pequenos fogaréus na cama dos irmãos. Na série, quando ela começa a despejar gasolina na própria cama, é impedida pelos irmãos. Mas, quando um novo acesso de raiva da mãe provoca a fuga da irmã caçula, Moody e Trip se revoltam e terminam o que Izzy havia começado.

O que leva a mais uma diferença na comparação entre livro e série - no texto original, Izzy é considerada a culpada enquanto na série Elena se dá conta que foi a causadora de todos as dores e sofrimento dos filhos e se responsabiliza pelo incêndio.

No livro, antes de sair da casa alugada em Shaker Heights, Mia deixa um envelope com um conjunto de fotos para cada membro da família Richardson, representando a forma como ela os enxerga, e também uma mensagem cifrada, que só a pessoa a quem foi direcionada consegue entender. E, na série, Mia cria uma grande maquete da cidade com uma mensagem direcionada principalmente para Elena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;