Setecidades Titulo Prevenção
Grande ABC inicia
ações contra enchente

Prefeituras da região trabalham para evitar morte e prejuízo
com as chuvas de verão, tradicionais neste período do ano

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
10/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A berta a operação contra enchentes para a temporada de verão 2011/2012. As prefeituras do Grande ABC iniciaram ações preventivas e de contenção para evitar problemas em decorrência das fortes chuvas tradicionais neste período do ano. Entre elas, limpeza e desassoreamento dos rios e córregos, além de bocas de lobo e galerias de águas pluviais. Construção de muros de arrimo e de reservatórios de retenção da água também fazem parte das medidas paliativas.

A limpeza dos 19 piscinões distribuídos pela região, no entanto, ainda é motivo de impasse por parte das administrações municipais e do governo do Estado. A exceção fica por conta de São Bernardo, que limpou nove dos 14 reservatórios. O investimento girou em torno de R$ 3 milhões. Atualmente, a manutenção ocorre nos piscinões da Vila Rosa e do bairro Paulicéia. A Prefeitura também investe na construção de muros de contenção em 12 áreas de risco, entre outras ações.

A Prefeitura de Santo André e o Semasa iniciaram ontem, na região central, vistoria da rede de galerias de águas pluviais. A medida faz parte da ação integrada de manutenção preventiva e limpeza urbana em bairros onde há risco de alagamento na cidade, que começou em outubro.

Segundo o superintendente adjunto do Semasa, Dovilio Ferrari Filho, a ideia é agir preventivamente. "Não podemos controlar o volume de chuva e temos consciência de que essa ação não acabará com as enchentes, mas, com a limpeza dos locais, a água será escoada muito mais rapidamente."

Na lista das vistorias os bairros Sacadura Cabral, Palmares, Bom Pastor, Vila Pires, Vila América, Vila Sá, Conjunto Ana Maria, Jardim Irene e Vila Luzita. E já receberam o serviço Vila Metalúrgica, Vila América e Avenida das Nações.

São Caetano, o município com menor área territorial da região, adotou série de medidas para minimizar o principal problema da cidade. A Avenida Guido Aliberti ganhou dois muros de contenção.

Em Diadema, não é diferente. O governo investe em obras de drenagem nos córregos Monteiros e Ribeirão dos Couros. Mais limpeza e manutenção de bocas de lobo e desassoreamento de redes de águas pluviais, além de troca de tampas de bueiros pelos bairros que apresentam maior incidência de alagamentos. Até dezembro, cinco áreas do município terão implementados Núcleos de Defesa Civil - formado por grupo comunitário organizado em um bairro, rua ou associação e que participa voluntariamente das ações. Ao todo serão dez núcleos.

Mauá também terá seu primeiro Nudec, exatamente no Jardim Zaíra, bairro onde morreram quatro pessoas em deslizamentos de terra entre janeiro e fevereiro deste ano. A quinta vítima morava no Jardim Rosina e morreu afogada durante enchente. EM

Outras metas fixadas pelo Executivo são limpeza e desassoreamento de córregos pelas regiões mais críticas e sujeitas a transbordamentos dos leitos, como o Córrego Corumbé, no Zaíra - cerca de 22 toneladas de materiais (eletrodomésticos e móveis) e 125 toneladas de detritos.

Em Ribeirão Pires, foi realizada limpeza de 14 córregos, o equivalente a 24 quilômetros, no período de maio a outubro. Além disso, na Avenida Brasil foram retirados 700 m³ de resíduos para remover o acúmulo de lixo doméstico e entulho jogados às margens dos córregos. (colaboraram Elaine Granconato e Natália Fernandjes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;