Setecidades Titulo Pronto
USCS entrega consultórios odontológicos à população

Espaço contará com 25 salas de atendimentos; consultas serão agendadas no fim da quarentena

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
27/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano), em parceria com a Prefeitura, entregou ontem o primeiro Centro Odontológico Universitário da cidade. Ao todo, o espaço oferece 25 consultórios, cinco salas para exames de imagem – sendo quatro de raio X e uma de tomógrafo –, além de equipamentos para apoio. O início dos agendamentos será divulgado ao fim da quarentena causada pelo coronavírus.

O equipamento, localizado em espaço cedido pela Prefeitura no piso inferior do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Dr. Rodrigues Alves, altura do número 82, bairro Fundação, oferecerá atendimento gratuito nas especialidades odontológicas, além de contribuir para a formação acadêmica dos alunos do curso de odontologia da USCS.

A expectativa é de atender pelo menos 100 pacientes por dia, que serão avaliados por 40 graduandos da universidade, que já estejam cursando o 2º ano de odontologia – período de estágio prático para formação acadêmica –, sempre com auxílio do professor.

O reitor da USCS, Marcos Bassi, observa a importância do novo serviço para a cidade. “É uma parceria que nos ajuda muito, pois coloca o aluno em um plano de estágio muito interessante, expande os serviços qualificados da Prefeitura e, sobretudo, quem ganha é a população”, detalha.

O novo equipamento vai fortalecer os serviços que já existem na cidade, no Centro de Especialidades Odontológicas Maria Domingas Robilota Torres, no bairro Nova Gerty. “Essa nova unidade reforça a proposta do nosso primeiro centro, porém, com objetivos diferentes. Aqui também será uma unidade educacional, o outro é mais assistencial, porém, ambos cumprem o compromisso com a saúde da população e também com nossa universidade”, declara o prefeito da cidade, José Auricchio Júnior (PSDB).

Os dois equipamentos odontológicos oferecem os mesmos serviços de prótese dentária, periodontia, odontopediatria, endodontia, ortodontia, cirurgias e clínica geral, além de atendimentos a pacientes com alguma deficiência.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados no período matutino. A universidade ainda prevê que no segundo semestre de 2021 o horário de atendimento será estendido até as 22h, já que novos alunos estarão no 2º ano.

Universidade recolhe 5 toneladas de doações

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) também se adaptou ao modelo de drive-thru solidário e iniciou arrecadações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e produtos para limpeza. Ao todo, foram juntadas mais de 5 toneladas de itens para serem distribuído a quem precisa.

A ação contou com a participação de mais de 1.000 doadores da comunidade acadêmica, entre alunos, professores e funcionários da unidade, que recolheram os alimentos desde o dia 15 de abril até o início de maio. Eles higienizaram todos os produtos e separaram para encaminharem para instituições carentes, comunidades e órgãos do próprio município, como Fundo Social de Solidariedade, que recebeu 1,2 tonelada de alimentos e 1 tonelada em produtos de higiene pessoal e limpeza. Associação dos Moradores da Vila Palmares, Associação Clube de Mães do Jardim Santa Cristina e Igreja Assembleia de Deus de Guaianases e alguns moradores também foram beneficiados.

O reitor da USCS, professor Marcos Bassi, afirmou que a instituição sempre apoiará ações como essa “em que o bem coletivo é exaltado e a solidariedade é expressada da forma mais genuína”, declarou.

Já o presidente do DCE, Rubens Foina Neto, disse que o resultado da ação superou todas as expectativas. “A sensação de dever cumprido realmente ocorreu no momento em que vimos os sorrisos, em forma de gratidão, nos rostos das pessoas beneficiadas pelo recebimento das cestas montadas”, conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;