Internacional Titulo
Sao Paulo tem rebelioes de presos
Do Diário do Grande ABC
01/01/2000 | 01:55
Compartilhar notícia


A preocupaçao com o Bug do ano 2000 fez com que fosse montado um plantao especial dos órgaos de segurança e representantes de setores essenciais na sede da Polícia Militar, no bairro do Bom Retiro, em Sao Paulo. A chamada "Sala de Situaçao" reuniu funcionários da Eletropaulo, Sabesp, Comgás, Metrô, CET, Telefônica, Defesa Civil - além das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. A contagem regressiva para o ano novo foi acompanhada com atençao, mas uma salva de palmas poucos segundos depois da virada comemorou a normalidade da transiçao e a ineficácia do Bug.

Todos foram mantidos em alerta, a partir das 22h de sexta, interligados por uma rede especial de comunicaçao por rádio, chamada Rede Bug 2000, que também mantinha contato diretamente com o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado. Cada representante podia saber segundo a segundo as informaçoes de suas áreas e repassá-las aos outros. Em caso de falta de energia elétrica podiam comunicar-se por rádio.

Na sala, os plantonistas tinham acesso a informaçoes de todos os tipos: dos chamados para o telefone 190 da PM a notícias da Internet. Por televisao a cabo, também eram observados os acontecimentos sobre a virada do ano em todo o mundo.

Em cada uma das empresas a PM também manteve viaturas policiais com dois cabos e um soldado para servirem de ligaçao em caso de emergência ou falha de comunicaçao por falta de energia elétrica. Até as 23h, o único a ter um pouco de trabalho era o representante da Eletropaulo. A queda de energia em vários pontos da cidade em razao da chuva, segundo a empresa, fez com que ficasse sem energia elétrica o presídio de Parelheiros, o 10º DP (Penha), o 30º DP (no Tatuapé) e o 1º DP de Sao Bernardo. No 30º DP, onde os presos, em protesto, foram para o pátio e colocaram fogo em colchoes, o tumulto foi logo controlado.

As 23h30, uma rebeliao no presídio de Franco da Rocha fez que fosse deslocada a tropa de choque e o resgate do Corpo de Bombeiros para o local. A informaçao era de que havia feridos. Antes da meia-noite a rebeliao foi controlada.

Quinze minutos depois as atençoes voltaram-se para o cadeiao de Pinheiros, onde 250 menores da Fundaçao Estadual para o Bem-Estar do Menor começaram uma rebeliao, subindo no teto e ameaçando fuga. O prédio foi cercado por policiais.

Para o atendimento das ligaçoes pelo 190, a PM designou 44 pessoas. A exemplo do Natal (dia recordista do ano em chamados, com 59 mil), a expectativa era de que o número de ligaçoes crescesse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;