Internacional Titulo
EUA teriam declarado 'guerra cibernética' à Sérvia
Do Diário do Grande ABC
23/05/1999 | 16:10
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, concordou com um plano que autoriza a CIA, o serviço secreto americano, a treinar rebeldes kosovares e a piratear contas bancárias do presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, através de uma guerra cibernética, afirma a revista Newsweek na ediçao que estará segunda-feira nas bancas.  

Clinton assinou semana passada ``um documento ultra-secreto que autoriza a agência a empreender esforços para encontrar outros meios de atacar Milosevic'', afirma a revista, citando ``altos oficiais da inteligência'.  

De acordo com o documento, a CIA poderia treinar rebeldes em açoes como cortar linhas telefônicas, fazer explodir edifícios, sabotar reservas de combustível e saquear depósitos de alimentos.  

A CIA também se encarregou de lançar ``uma guerra cibernética contra Milosevic', recorrendo à pirataria na área da informática, para penetrar nos sistemas de bancos estrangeiros com o fim de ``esvaziar as contas bancárias de Milosevic', segundo a Newsweek.  

Membros dos serviços de inteligência acreditam ter identificado bancos na Rússia, Grécia e Chipre, onde o presidente sérvio teria depositados milhoes de dólares.

Políticos que teriam tido acesso ao documento, relata a revista, teriam feito oposiçao ao plano. Os congressistas temem um prolongamento desnecessário da guerra nos Bálcas e a desestabilizaçao das relaçoes com os países aliados da Otan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;