Internacional Titulo
India pede retirada paquistanesa de Cachemira
Do Diário do Grande ABC
12/06/1999 | 15:31
Compartilhar notícia


Diplomatas da India pediram neste sábado a seus colegas paquistaneses que retirem seus soldados e milicianos das montanhas da Cachemira, durante conversaçoes entre as duas potências nucleares sobre a disputada regiao. Nao se sabe ainda a resposta do Paquistao. Islamabad sempre negou a participaçao de seus soldados na luta.

O ministro indiano das Relaçoes Exteriores, Jaswant Singh, disse a seu colega paquistanês, Sartaj Aziz, que Islamabad deve respeitar a ``inviolabilidade da Linha de Controle', informou a agência de notícias United News of India. A agência atribuiu a fontes oficiais a informaçao de que Singh demonstrou a indignaçao da India pelo fato de que seis de seus soldados foram torturados e seus corpos mutilados. Os restos foram entregues pelas autoridades paquistanesas, que negaram que seus soldados estivessem implicados em suas mortes.

A visita de um dia de Aziz foi marcada por diversas manifestaçoes contra o Paquistao. Centenas de policiais antimotim interceptaram os manifestantes, que se dirigiam à embaixada paquistanesa. No protesto, queimaram fotos e efígies de Aziz e do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif.

Na Cachemira, o exército indiano continuou a bombardear posiçoes de militantes que a India denunciou como soldados paquistaneses apoiados por guerrilheiros voluntários. Funcionários em Srinagar disseram que as tropas se combatiam corpo a corpo para recapturar as geladas montanhas na regiao de Babalik.

A India disse que os invasores cruzaram, no mês passado, a linha de trégua nao demarcada perto de Kargil e ocuparam 102 quilômetros quadrados da regiao de Cachemira controlada pela India. O exército indiano iniciou um bombardeio de artilharia há duas semanas, em apoio a uma ofensiva por terra.

A India e o Paquistao se enfrentaram em três guerras, duas delas pela Cachemira, desde que se tornaram independentes da Gra-Bretanha em 1947. A India controla dois terços do território e o Paquistao o restante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;